Conecte Conosco

Mundo

Síria busca apoio dos EUA para reativar acordo de paz com Israel

Publicado

em

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Assad al Shaibani, comunicou nesta sexta-feira (4) que o país está disposto a colaborar com os Estados Unidos para reativar o acordo de retirada de 1974 firmado com Israel, que estabeleceu uma área desmilitarizada monitorada pela ONU na fronteira.

De acordo com Assad al Shaibani, em conversa telefônica com seu colega americano, Marco Rubio, a Síria deseja retomar o acordo de 1974 para garantir a estabilidade na região.

Durante o diálogo, os diplomatas também abordaram as frequentes ações militares israelenses contra o sul sírio, conforme comunicado oficial.

Israel e Síria continuam em estado de conflito, mesmo após a ascensão de uma coalizão islamista ao poder em dezembro. O exército israelense intensificou ataques contra o país vizinho nos últimos meses.

O enviado dos EUA para a Síria, Tom Barrack, afirmou em entrevista ao jornal The New York Times na quinta-feira que negociações significativas estão em andamento entre Síria e Israel, com os Estados Unidos atuando como mediadores para restabelecer a tranquilidade na fronteira.

Depois da deposição de Bashar al Assad em dezembro, tropas israelenses foram posicionadas na zona desmilitarizada nas Colinas de Golã, realizando operações dentro do território sírio.

Israel ocupou parte das Colinas de Golã durante a guerra dos Seis Dias em 1967 e ampliou sua presença durante a guerra do Yom Kipur em 1973. No entanto, em 1974, foi firmado o acordo de retirada, que criou uma faixa desmilitarizada de aproximadamente 80 km supervisionada pelas forças da ONU.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados