Notícias Recentes
SS completa 100.000 voltas na Terra e recebe novo tripulante

Estação Espacial comemorou órbita de aniversário com notícia de que astronauta canadense David Saint-Jacques irá para a ISS em 2018

O astronauta canadense David Saint-Jacques vai completar uma missão de 6 meses na ISS em 2018 (Canadian Space Agency/Divulgação)
A Estação Espacial Internacional (ISS) completou 100.000 voltas ao redor da Terra, informou a Nasa na última segunda-feira. Comemorando o número emblemático de órbitas do laboratório, a agência espacial canadense (CSA, na sigla em inglês) anunciou o mais novo integrante das pesquisas no espaço: o astronauta David Saint-Jacques, que deve completar a equipe a bordo da ISS em 2018.
Órbita de aniversário – Viajando a uma altitude de cerca de 400 quilômetros e a uma velocidade de 28.000 quilômetros por hora, a Estação dá uma volta na Terra a cada 90 minutos. A órbita de número 100.000 aconteceu entre 01h35 a 03h10 (horário de Brasília) desta segunda, segundo o centro de controle.
Até agora, a ISS percorreu 4,1 bilhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 10 viagens de ida e volta para Marte, informou a agência espacial americana. “Este é um marco significativo e é uma homenagem à parceria internacional constituída pela Agência Espacial Europeia, Rússia, Canadá, Japão e Estados Unidos”, disse o engenheiro de voo americano Jeff Williams, falando da estação em um vídeo publicado pela Nasa.
Novo integrante – Atualmente fazem parte da missão espacial Jeff Williams, em sua terceira estadia na ISS, os astronautas Timothy Kopra, da Nasa, Tim Peake, do Reino Unido, e os russos Yuri Malenchenko, Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka. O novo morador da ISS será o astronauta canadense David Saint-Jacques, que deve chegar no espaço em novembro de 2018 para realizar uma missão de seis meses, conforme anunciou a secretário de Ciências do Canadá, Navdeep Bains.
Aos 46 anos, Saint-Jacques é astronauta desde 2011, astrofísico e médico. Ele será o nono canadense a viajar para o espaço. De acordo com a CSA, o astronauta vai realizar uma série de experimentos científicos, trabalhos de robótica e demonstrações de tecnologia cujos detalhes serão revelados no decorrer deste ano.
História – O primeiro módulo da estação, chamado Zarya (“amanhecer”, em russo), foi lançado ao espaço há mais de 17 anos, em 20 de novembro de 1998. A primeira tripulação a habitar a estação (o astronauta americano Bill Shepherd e os cosmonautas russos Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko) chegou em 2000 e, desde então, a ISS tem sido ocupada continuamente.
Em 2006, o astronauta Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a tripular a ISS e passou oito dias a bordo da estação. Inicialmente com apenas dois módulos, a ISS hoje tem 15 módulos, ocupa um espaço do tamanho de um campo de futebol, e já recebeu cerca de 100 bilhões de dólares em investimentos. Durante sua existência, a ISS foi visitada por 226 pessoas de 15 países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login