Brasil
SUS terá atendimento em hospitais privados a partir de agosto

A partir de agosto, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser atendidos também em hospitais privados e filantrópicos, como parte da iniciativa “Agora Tem Especialistas”, anunciada pelo governo federal nesta terça-feira (24/6). Este programa visa diminuir o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias especializadas, utilizando a estrutura dos hospitais privados.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa ação representa um grande esforço nacional para superar um dos principais desafios da saúde pública no Brasil. O serviço será pago aos hospitais privados por meio da compensação de dívidas desses hospitais com o governo.
“Queremos transformar as dívidas que o governo não consegue recuperar em atendimentos reais: consultas, exames e cirurgias. É cuidar da saúde da população utilizando a infraestrutura já disponível e não utilizada”, explicou o ministro.
Critérios para seleção e transparência
Alexandre Padilha detalhou os critérios para escolher as instituições que participarão da iniciativa. “A prioridade será dada aos hospitais que são 100% SUS. Hospitais filantrópicos e privados que já atendem o SUS serão considerados antes. Além disso, será levado em conta se possuem programas de residência médica”, declarou o ministro.
Para assegurar que o atendimento ocorra de forma bem coordenada e eficaz, será criado um painel nacional para monitorar os tempos de espera, integrando informações dos municípios, estados e da União. Essa plataforma será alimentada por todos os envolvidos, inclusive pelos hospitais privados que se juntarem ao programa.
“O foco dessa ferramenta é identificar onde estão os médicos especialistas e equipamentos disponíveis, para encaminhar o paciente do SUS aos locais adequados. O Ministério da Saúde fica responsável por organizar a oferta desses serviços, enquanto a gestão das filas continuará a cargo dos complexos reguladores estaduais e municipais”, ressaltou Padilha.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login