Conecte Conosco

Tecnologia

Tecido engana sistemas de reconhecimento facial

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Não é de hoje que as tecnologias de reconhecimento facial, usadas por empresas como o Facebook para marcar usuários em fotos e pela Amazon em suas lojas físicas para identificar as pessoas, são alvo de preocupações por entidades e pessoas que defendem a privacidade.

Para amenizar as possíveis apreensões, o artista e tecnólogo Adam Harvey criou um método que engana esses sistemas, confundindo-os na tarefa de reconhecer rostos. O projeto Hyperface usa tecidos com olhos, bocas e outros itens que um computador pode interpretar como um rosto. Veja:

Segundo Harvey, a ideia do projeto é “sobrecarregar o algoritmo, saturando a área do rosto de modo que o olhar do algoritmo de visão computadorizada seja desviado”. “Há também uma oportunidade para modificar o ambiente, as coisas que aparecem em torno de alguém, o que pode modificar a pontuação de confiança do sistema”, conta o criador.

O tecnólogo afirma que, em algumas pesquisas já divulgadas, o sistema de reconhecimento facial conseguiu descobrir, usando fotos pequenas, com 2,5% do tamanho de uma imagem do Instagram, tendências criminais e traços como “calmo” e “irritado”, além de detalhes como idade e gênero.

“Em 100 anos, vamos ter uma transformação na moda e da maneira como nos vemos. Como será isso? Espero que seja algo que otimize nossa privacidade pessoal”, aposta Harvey.

Via TheGuardian

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados