A cidade de São Paulo registrou o dia mais frio do ano nesta terça-feira (24), segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação do Mirante de Santana, Zona Norte da capital. Às 6h, os termômetros registraram mínima de 9,5ºC, a mais baixa de 2016. Até então, o recorde havia sido registrado em 2 de maio, quando a temperatura de chegou a 10ºC. O dia mais gelado na cidade foi 2 de agosto de 1955, quando os termômetros marcaram -2,1ºC.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão vinculado à Prefeitura, também divulgou que a madrugada desta terça-feira foi a mais fria do ano até o momento, com temperatura mínima média de 9,3°C na capital. Para registros históricos de temperaturas, no entanto, a medição oficial é a do Inmet. A menor temperatura absoluta foi registrada pela estação meteorológica de Capela do Socorro, na Zona Sul, que marcou 7,5°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a publicar um alerta para o declínio de 3ºC a 5ºC nas temperaturas, com risco leve à saúde.
A Defesa Civil também decretou, durante a tarde de segunda-feira, estado de atenção em toda a capital por causa da baixa temperatura. A noite, o nível passou para estado de alerta porque a sensação térmica ficou abaixo de 10ºC.
A massa de ar polar continua atuando no estado de São Paulo pelo menos até quarta-feira (25), segundo o meteorologista do Inmet Franco Villela. Apesar das aberturas de sol, as temperaturas não devem subir muito durante a tarde. A máxima não passa dos 18ºC. Além disso, as próximas madrugadas devem continuar frias na Grande São Paulo.
Segundo o CGE, a sensação térmica, que está cerca de 6°C abaixo da temperatura real aferida pelos termômetros por causa da velocidade dos ventos, deve permanecer baixa ao longo do dia.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login