Conecte Conosco

Economia

Tomate tem queda no preço pelo segundo mês seguido em maio

Publicado

em

O tomate apresentou em maio, pelo segundo mês consecutivo, redução nos preços nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil. Na média ponderada, o preço diminuiu 14,79%, após um longo período de alta.

No que diz respeito à oferta, maio marcou o início da safra de inverno. Espera-se que com a intensificação da produção, os preços continuem a cair, conforme informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou nesta terça-feira, 24, o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

A pesquisa da Conab considera as cinco hortaliças (batata, cenoura, cebola, tomate e alface) e as cinco frutas (laranja, banana, mamão, maçã e melancia) com maior destaque na comercialização nas principais Ceasas do país, que têm peso significativo no cálculo do índice oficial de inflação (IPCA).

Para alface, batata, cebola e cenoura, a Conab observou uma tendência geral de alta nos preços. O mercado de batata em maio mostrou variações moderadas entre as Ceasas analisadas. Embora a média ponderada tenha indicado um aumento de 4,99% em relação a abril, esse comportamento não foi igual para todas as Ceasas. “Este aumento ocorreu durante o início da safra de inverno”, explicou a estatal.

No caso da alface, a média ponderada dos valores subiu 6,68% em relação a abril. “A safra de inverno da hortaliça que começou a chegar ao mercado não foi suficiente para conter a alta registrada”, informou a Conab.

Para a cebola, a Conab comentou que é comum os preços subirem no primeiro semestre. Em maio, a média ponderada aumentou 21,41% comparada a abril. Apesar dos aumentos constantes desde dezembro do ano passado, os preços em 2025 ainda estão abaixo dos de 2024.

Quanto à cenoura, a média ponderada subiu 8,36% em comparação a abril. Essa alta pode ser atribuída à intensidade da oferta no mês. Segundo a Conab, “na primeira quinzena de maio, os preços subiram. Porém, a partir da segunda quinzena, com o avanço da safra de inverno, os preços caíram na maioria das Ceasas analisadas”.

Frutas

Os preços do mamão, laranja, melancia e banana caíram nos principais mercados atacadistas do país analisados em maio. As quedas para as três primeiras frutas superaram 10%, e a banana teve uma redução mais leve.

Segundo o levantamento da Conab, a queda de 16,89% na média ponderada do mamão pode ser explicada pelo aumento da oferta da variedade papaia, principalmente na primeira quinzena do mês, combinada com menor demanda, influenciada pelo clima mais frio.

Quanto à laranja, os preços recuaram na média ponderada em 12,55%, apesar do aumento da comercialização das frutas precoces, que são de melhor qualidade em relação às tardias do fim da safra passada. “A concorrência com outras frutas, como a mexerica poncã, e as baixas temperaturas também contribuíram para essa redução”, destacou a Conab.

O clima também influenciou na queda nos preços da melancia, que em maio tiveram média ponderada 11,82% menor.

As cotações da banana caíram levemente, em torno de 2%. A demanda mais fraca e o aumento da produção da variedade nanica, favorecida por condições climáticas propícias para o amadurecimento dos cachos em regiões do norte catarinense, norte mineiro e microrregião de Registro (SP), influenciaram essa queda.

Por outro lado, o mercado da maçã teve leves altas nos preços e variação na comercialização, com aumento de 1,28% na média ponderada geral. Essa dinâmica ocorreu com o fim da colheita da variedade fuji nos estados da Região Sul.

Exportações

Com boas vendas para a Europa e Ásia, as exportações de frutas entre janeiro e maio deste ano chegaram a 486 mil toneladas, um aumento de 24% comparado ao mesmo período de 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A venda ao mercado internacional gerou uma receita de US$ 548,7 milhões (FOB), 12,3% maior que no ano passado e 29% superior em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados