Culinária
Torta de banana com chocolate
Já experimentou essa combinação? A banana junto com o chocolate deixam as camadas dessa torta uma mais gostosa que a outra. Prove!
ingredientes
- Para a massa:
- Biscoito de leite, 600 g
- Manteiga, 200 g
- Água, 2 colheres (sopa)
- Para o recheio de banana:
- Açúcar, 160 g
- Água fria, 1 xícara
- Bananas-nanicas em rodelas, 4 unidades
- Nozes pecan, ½ xícara
- Manteiga sem sal, 1 colher (sobremesa)
- Merengue italiano:
- Açúcar, 5 colheres (sopa)
- Água, 75 ml
- Glucose de milho, ½ colher (sopa)
- Claras de 3 ovos
- Recheio de chocolate:
- Açúcar, 4 colheres (sopa)
- Creme de leite com soro, 290 g
- Gemas, 3 unidades
- Leite, ½ xícara
- Chocolate meio-amargo, 200 g
- Gelatina em pó incolor sem sabor, 12 g
- Para a cobertura de chocolate:
- Glucose de milho, ½ xícara
- Creme de leite com soro, 290 g
- Açúcar, 2 colheres (sopa)
- Manteiga sem sal, 2 colheres (sopa)
- Chocolate meio-amargo ralado, 250 g
- Massa
Triture o biscoito de leite no liquidificador, junte a manteiga e a água e misture com as mãos até obter uma farofa. Feito isso, forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível e asse em forno preaquecido (180ºC), por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Retire do forno e espere esfriar. -
Recheio de banana
Leve ao fogo o açúcar e metade da água até obter uma calda em ponto de caramelo. Junte a água restante e mexa. Acrescente as bananas em rodelas, as nozes picadas e a manteiga. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre para ficar homogêneo. Reserve até esfriar -
Merengue italiano
Faça a calda levando o açúcar, a água e a glicose ao fogo até obter uma calda a 121ºC. Quando a calda atingir 114ºC, bata as claras em neve. Assim que estiver na temperatura final, despeje em ponto de fio nas claras (com a batedeira ainda ligada). Bata tudo até esfriar bem. -
Recheio de chocolate
Leve ao fogo brando o açúcar, o creme de leite, as gemas e o leite, mexendo até engrossar. Acrescente o chocolate e continue mexendo até derreter. Retire, então, do fogo e junte a gelatina já hidratada de acordo com as indicações do fabricante. Misture metade do merengue italiano até incorporar bem e, depois, misture o restante. Feito isso, reserve. -
Cobertura de chocolate
Em uma panela, misture a glucose com o creme de leite e leve ao fogo. Junte o açúcar, a manteiga e o chocolate. mexa mais um pouco para dissolver bem e reserve. - Montagem
Cubra o fundo da massa com o recheio de banana e preencha com o recheio de chocolate. Depois, leve à geladeira por cerca de 3 horas, até firmar. Despeje a cobertura de chocolate por cima e decore com raspas de chocolate. Sirva gelada.

Brasil
Governo envia projeto para reabertura do Pronampe e do BEm
O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para reabrir o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que são medidas econômicas implementadas no ano passado para o socorro a empresas impactadas pela pandemia de covid-19.
Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o texto altera o Artigo 126 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 (Lei nº 14.116, 2020) para permitir a execução de projetos que tenham duração específica no ano corrente. De acordo com a pasta, a medida não cria despesas diretamente e também não afasta as regras fiscais que limitam e condicionam os gastos públicos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o teto de gastos.
“A proposta pretende adequar os requisitos para aumento de despesas que não sejam obrigatórias e de caráter continuado. Com a modificação proposta, não será necessária a apresentação de medida compensatória para esse tipo de despesa”, diz a nota.
Programas
Por meio do BEm, empresas puderam realizar acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho, garantindo ao trabalhador uma porcentagem do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o governo, o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores, bem como a existência de 1,5 milhão de empresas.
Já o Pronampe é uma linha de crédito criada para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia. As empresas beneficiadas assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro para despesas operacionais. De acordo com o governo, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores.
Está em tramitação no Congresso Nacional, um projeto que torna o Pronampe uma política oficial e permanente de crédito. O texto já foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara.
fonte: Agência Brasil
Culinária
Torta invertida de abacaxi
INGREDIENTES
- Calda:
-
1 xícara (chá) de açúcar1 abacaxi em rodelas
- Massa:
-
100 g de manteiga1 caixinha de Creme de Leite Caixinha3 ovos2 xícaras (chá) de açúcar1 e meia xícara (chá) de Leite Líquido Integral3 xícaras (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
- Calda:
- Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Em duas formas de bolo inglês (11 x 28 x 8 cm) untadas com manteiga, despeje a calda e distribua as rodelas de abacaxi. Reserve.
- Massa:
- Em uma batedeira, bata a manteiga com o Creme de Leite , os ovos e o açúcar até obter um creme. Desligue a batedeira, acrescente o Leite , a farinha peneirada e o fermento em pó e misture até ficar homogêneo. Despeje a massa sobre o abacaxi e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Espere esfriar e sirva.
Culinária
Torta com frutas vermelhas

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
Recheio de creme
3 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Recheio
1 xícara (chá) de framboesa fresca
1 xícara (chá) de cerejas sem calda (reserve a calda)
1 xícara (chá) de morangos frescos
Cobertura
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de maisena
1 envelope de gelatina vermelha (qualquer sabor)
2 colheres (sopa) de calda da cereja
1 colher (sopa) de glucose
Modo de preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes do creme, menos a baunilha e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até que engrosse. Tire do fogo, misture a baunilha e deixe esfriar coberta com filme plástico para não criar película. Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até que não grude nas mãos, e com ela, forre uma fôrma de 30cm de diâmetro de fundo removível. Fure com um garfo e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos, ou até que doure levemente. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque o creme frio e por cima espalhe as frutas misturadas. Para a cobertura, em uma panela, coloque a água e a maisena e leve ao fogo, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até que engrosse. Misture os ingredientes restantes. Retire do fogo e espalhe sobre as frutas na torta. Leve à geladeira por 2 horas e desenforme.
Tempo: 2h (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Culinária
Para arrasar na cozinha: faça a receita da couve-flor gratinada
Receitas gratinadas são tudo de bom, vamos combinar. Essa sugestão transforma a couve-flor do dia a dia em um acompanhamento cheio de sabor. Veja o passo a passo:
Ingredientes
– 1 couve flor com as partes já separadas e limpas
– 2 xícaras de molho branco
– 1/2 xícara de queijo ralado
Preparo
Aqueça o molho branco e adicione o queijo ralado e as couves, mexa bem até que incorpore. Aqueça o forno a 180ºC, coloque a mistura em uma travessa refratária e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que doure. Sirva imediatamente.