Mundo
Tragédia no rio Ucayali deixa mortos e desaparecidos
Pelo menos 12 pessoas perderam a vida e cerca de 60 estão desaparecidas após o afundamento de duas embarcações de passageiros devido a um deslizamento de terra na margem do rio Ucayali, um dos principais rios da região amazônica no Peru, na segunda-feira, 1º.
Imagens da mídia local mostraram mulheres segurando as mãos de crianças, correndo e chorando nas margens do rio; pessoas tentando socorrer os sobreviventes que tossiam água, deitados no chão; e até mesmo alguns sobreviventes saindo do rio por conta própria.
O acidente ocorreu na madrugada, quando as embarcações estavam atracadas. Uma das embarcações foi esmagada pelo deslizamento, enquanto a outra virou devido ao impacto da terra contra o rio, provocando uma onda grande.
As equipes de resgate relataram que a lista de passageiros sumiu, tornando impossível saber exatamente quantas pessoas estavam a bordo no momento da tragédia.
Corpos foram encontrados flutuando no rio, alguns a até 3 km do local do desastre, enfrentando fortes correntes.
Este não foi o único desastre aquático no ano de 2025. Em maio, um choque entre uma embarcação da Marinha peruana e um navio-tanque da empresa petrolífera anglo-francesa Perenco, no rio Amazonas, causou a morte de dois marinheiros e deixou um desaparecido.
Em setembro de 2024, outro acidente no rio Ucayali ocorreu quando uma embarcação atingiu um tronco submerso, resultando em seis mortes e mais de 80 pessoas resgatadas com vida. Na área do Ucayali, assim como em outras partes da Amazônia peruana, os rios são o principal meio de transporte devido à ausência de estradas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login