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Trem que ligará São Paulo a Cumbica será entregue com 3 anos de atraso

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A linha 13 Jade da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos), que liga o aeroporto de Cumbica à rede ferroviária existente, vai ser entregue pelo governo de São Paulo no fim de 2017. A linha havia sido prometida para ser entregue em 2014 pelo ex-secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Depois de desistir do projeto do Expresso Aeroporto por causa do desinteresse da iniciativa privada em financiar as obras, o governo anunciou, em maio de 2013, que a Linha Jade da CPTM iria atender os passageiros do aeroporto.

Em anúncio da extensão da linha 13, em 2013, Fernandes disse que “as três primeiras estações da Linha 13, que vão até o aeroporto de Cumbica, terão 12 km de extensão e serão entregues em dezembro do ano que vem [2014]. “As desapropriações são absolutamente nulas, então é uma obra que nós vamos fazer em 16 meses”, ressaltou Fernandes.

Para Alckmin, uma linha de trem leva cerca de 4 anos para ser finalizada. “A Linha 13 foi licitada em 2012 e começou a obra em 2013. Uma linha de trem geralmente leva 4 anos, começou em 2013 e vai ficar pronta em 2017”, afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no fim da manhã desta segunda (31) após participar da inauguração de um novo trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira.

Inicialmente, a Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), Cecap e Aeroporto de Guarulhos (em Guarulhos). A estação Engenheiro Goulart será reformada e ganhará mais uma plataforma, já que uma é destinada aos passageiros da Linha 12- Safira, que já existe, e outra será reservada para o trem da Linha Jade. O investimento dessa primeira fase é de R$ 1,2 bilhão.

Dos 12,2 km da linha, 8 km serão elevados e passarão em cima da rodovia Ayrton Senna, do Parque Ecológico Tietê e rodovia Presidente Dutra.

Durante a cerimônia na Vila Galvão, em Guarulhos, o governador criticou atraso do governo federal no repasse de verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Temos R$ 250 milhões do PAC, mas não recebemos nenhum centavo. Então nós estamos tocando as obras exclusivamente com recursos do governo do estado”, afirmou sobre a verba prometida pela União para a construção da Linha Jade.

Em nota, o Ministério das Cidades disse que o “Governo do Estado de São Paulo pediu alteração do objeto para os quais serão destinados recursos pleiteados para a Linha 13 Jade. Diante da mudança de objeto protocolada, o projeto terá de tramitar novamente”.

“Vale lembrar que desde 2003, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, tem uma carteira de investimentos para o Estado de São Paulo no valor de R$ 157,017 bilhões, sendo R$ 65,276 bilhões em mobilidade urbana. Já para a cidade de São Paulo, a carteira acumula no total R$ 78,487 bilhões, sendo R$ 56,581 bilhões somente em mobilidade urbana”, completa a nota do ministério.

Modelo diferenciado
Os trens da Linha Jade terão um modelo diferenciado dos demais e terão bagageiro. “O edital dos trens deve ser licitado agora no mês de setembro. São oito trens novos que serão adquiridos já com essa característica”, afirmou o atual secretário de Transportes Clodoaldo Pelissioni.

Indagado sobre o motivo do atraso na entrega da linha, Pelissioni falou que a dificuldade foi a falta do recebimento de recursos do PAC. “Eram R$ 250 milhões para se comprar os trens, energia, sinalização, todo o sistema de telecomunicações, o dinheiro não veio ainda. Então estamos atrás de alternativas, pois precisamos licitar esses serviços e executá-los e demora entre um ano e meio e 2 anos”, argumentou. As obras civis da linha 13 devem ser concluídas no início de 2017.

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