Mundo
Trump alerta que Europa enfrenta sérios problemas por causa da migração
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta segunda-feira (8) que a Europa está enfrentando sérios problemas devido à migração em massa, uma declaração feita poucos dias após Washington divulgar sua nova estratégia de segurança que critica o Velho Continente por este motivo.
Trump também expressou sua desaprovação em relação a uma multa imposta pela União Europeia no valor de 140 milhões de dólares (equivalente a R$ 760 milhões) à rede social X, pertencente ao empresário tecnológico Elon Musk, embora tenha admitido não possuir muitos detalhes sobre o caso.
“A Europa deve agir com muita cautela. [Eles] estão tomando muitas decisões. Queremos preservar a Europa como ela é”, declarou Trump aos jornalistas na Casa Branca.
Ele acrescentou: “Esta situação está prejudicando as pessoas. Não queremos que a Europa sofra mudanças tão grandes. Eles estão seguindo um caminho preocupante”.
A nova estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos, publicada na semana passada, criticou duramente a Europa, apontando-a como excessivamente regulamentada e alertando para uma possível “aniquilação civilizacional” causada pela migração em massa.
De maneira incomum para tratados aliados, o documento sugere que a administração Trump estaria apoiando movimentos dentro das nações europeias que resistem às atuais políticas do continente.
As divergências entre Trump e os líderes europeus também aumentaram em relação aos planos dos EUA de encerrar a guerra na Ucrânia, sendo que os europeus temem que Washington queira forçar Kiev a ceder territórios à Rússia.
O Kremlin respondeu positivamente às mudanças propostas na estratégia, com um representante afirmando que ela está “amplamente alinhada” com a visão russa.
As opiniões expressas por Trump refletem as declarações feitas por Musk, ex-colaborador do presidente, que tem se manifestado de forma contundente contra a migração na União Europeia.
Após as penalidades contra a plataforma X por descumprimento das regulamentações digitais da UE, Musk sugeriu que o bloco deveria ser “extinto”. Contudo, autoridades de Bruxelas consideraram essas declarações como “totalmente absurdas”.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login