Mundo
Trump ameaça intervenção militar na Nigéria por violência contra cristãos
O presidente americano Donald Trump ameaçou, neste sábado (1º), enviar tropas militares para a Nigéria caso o país mais populoso da África não consiga conter o que ele chamou de “violência contra cristãos” promovida por extremistas islâmicos.
“Se o governo da Nigéria continuar a permitir ataques contra cristãos, os Estados Unidos irão imediatamente suspender toda ajuda e apoio ao país, e poderão agir rapidamente para eliminar os grupos terroristas islâmicos responsáveis por esses atos terríveis”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.
O líder do Partido Republicano, que tentou obter uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz sem sucesso, afirmou que solicitou ao Pentágono o desenvolvimento de um plano militar, enfatizando que o cristianismo está diante de uma ameaça grave na Nigéria.
“Estou ordenando ao nosso departamento de Defesa que se prepare para uma possível ação militar. Caso aconteça, será rápida, intensa e eficaz.” Trump pediu que o governo nigeriano tome medidas urgentemente.
A Nigéria enfrenta diversos conflitos que, segundo especialistas, têm causado a morte de pessoas das religiões cristã e muçulmana.
Na sexta-feira, Trump declarou, sem apresentar evidências, que “muitos cristãos estão sendo mortos e os radicais islâmicos são os responsáveis por essa violência”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login