Notícias Recentes
Trump critica novo partido político criado por Musk: ‘Sem sentido’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou no domingo sua opinião sobre a iniciativa do bilionário Elon Musk de lançar um novo partido político no país, que tradicionalmente é dominado por dois partidos principais. Em declarações à imprensa, o líder republicano considerou a proposta ‘sem sentido’ e afirmou que ela só geraria mais desordem.
‘Acho que criar um terceiro partido é algo sem sentido’, declarou Trump. ‘Nos Estados Unidos sempre houve um sistema bipartidário, e a criação de um terceiro partido apenas traria mais confusão.’
Elon Musk, o empresário mais rico do mundo, anunciou a fundação da nova legenda chamada ‘Partido América’, com a intenção de desafiar o que ele definiu como um ‘sistema de partido único’, onde as agendas dos democratas e republicanos estariam muito alinhadas. Ex-aliado de Trump, Musk havia indicado anteriormente que criaria esse partido caso o pacote legislativo promovido pelo republicano fosse aprovado no Congresso, o que aconteceu na quinta-feira. Esse projeto, sancionado por Trump no Dia da Independência dos EUA, elimina subsídios para setores importantes para Musk, como os carros elétricos, e eleva o limite da dívida nacional.
Na rede social X, Musk explicou: ‘Com uma proporção de dois para um, vocês querem um novo partido e terão um. Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje o Partido América foi fundado para restaurar sua liberdade.’
Musk havia feito uma enquete com seus mais de 220 milhões de seguidores perguntando se deveriam criar o Partido América; de quase 1,25 milhão de respostas, 65,4% apoiaram a ideia.
Após um desentendimento público com Trump no mês passado, em meio à tramitação do projeto chamado ‘Grande e Bonito’, Musk passou a fazer oposição ao republicano e ameaçou destinar apoio eleitoral para adversários dos integrantes do partido, caso votassem a favor da proposta de Trump.
Embora tenha afirmado que formaria a nova legenda imediatamente após a aprovação da lei no Congresso, ainda não está definido quem comandará o partido, tampouco se será uma organização formal ou um movimento político. Como Musk é sul-africano, não pode concorrer à presidência dos EUA. Até o final de sábado, ele não tinha registrado formalmente o partido, mas indicou que o Partido América estaria ativo nas eleições do ano seguinte. A formalização exigiria registro junto à Comissão Eleitoral Federal.
Em mensagens adicionais, Musk sugeriu que os membros do partido poderiam participar das eleições primárias de maneira independente, negociando com os dois grandes partidos de acordo com as questões debatidas no Congresso.
‘Uma estratégia seria focar em apenas 2 ou 3 assentos no Senado e entre 8 e 10 distritos na Câmara. Considerando as margens estreitas no legislativo, isso seria suficiente para influenciar leis importantes e garantir que reflitam a vontade verdadeira do povo’, explicou o empresário.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login