Mundo
Trump deve anunciar novo presidente do Fed no começo de 2026
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou nesta terça-feira (2) que pretende divulgar no início do ano que vem o nome de quem irá substituir Jerome Powell como presidente do Federal Reserve (Fed), a autoridade monetária do país.
“Existe uma grande chance de anunciarmos no início do próximo ano quem será o novo líder do Fed”, afirmou Trump durante uma reunião ministerial. Ele também mencionou que ofereceu a posição ao seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, que recusou o cargo.
A escolha de Trump precisará ser aprovada pelo Senado, que atualmente é dominado pelo Partido Republicano.
A previsão de um anúncio para 2026 indica um possível adiamento dessa indicação importante, que vem sendo trabalhada pelo governo há vários meses.
Bessent comentou recentemente à CNBC que havia uma boa possibilidade do presidente fazer a nomeação antes do Natal.
No domingo, Trump disse à imprensa que já tem definido seu indicado. Entre os favoritos está seu principal assessor econômico, Kevin Hassett.
Hassett estimou à CBS News que essa perspectiva tem sido bem recebida pelos mercados financeiros.
Se for nomeado por Trump, Hassett, que é doutor em Economia, terá o desafio de conquistar a confiança tanto dos políticos quanto dos investidores, garantindo que a inflação seja controlada e mantendo a independência do Fed, instituição que ele próprio tem criticado nos últimos meses.
O mandato atual de Jerome Powell termina em maio.
Trump tentou antecipar a saída de Powell, criticando-o duramente, já que foi ele quem o nomeou no início de seu primeiro mandato.
Desde então, o presidente americano expressa arrependimento por essa escolha, pois acredita que o Fed manteve as taxas de juros acima do que considerava adequado.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login