Mundo
Trump e Maduro discutem encontro por telefone, diz imprensa dos EUA
O presidente americano Donald Trump e o líder venezuelano Nicolás Maduro conversaram por telefone na última semana, durante a qual trataram da possibilidade de realizarem um encontro nos Estados Unidos, conforme noticiado pelo New York Times nesta sexta-feira (28).
Essa chamada ocorre em um momento de crescente pressão por parte dos Estados Unidos sobre a Venezuela, envolvendo uma movimentação militar significativa no Caribe, que inclui a presença do maior porta-aviões do mundo.
O governo americano ressalta que a intenção é combater o tráfico de drogas originado na Venezuela, enquanto o governo de Caracas acusa os Estados Unidos de buscarem a mudança do regime político no país sul-americano.
A Casa Branca não confirmou oficialmente a informação divulgada pelo jornal nova-iorquino, que também aponta a participação do secretário de Estado, Marco Rubio, na ligação.
Desde o começo de setembro, as forças dos Estados Unidos realizaram mais de 20 ataques contra embarcações suspeitas de narcotráfico no Caribe e no leste do Pacífico, resultando na morte de pelo menos 83 pessoas.
No entanto, não foram apresentadas provas de que essas embarcações transportavam drogas ou representavam ameaça para os Estados Unidos.
A notícia sobre o contato telefônico entre Trump e Maduro foi divulgada logo após o presidente americano anunciar que ações para impedir o narcotráfico por via terrestre são iminentes, elevando ainda mais a tensão com Caracas.
“Talvez vocês tenham percebido que as entregas por mar estão diminuindo, e em breve começaremos a interrompê-las por terra”, disse Trump, acrescentando que “as operações por terra são mais práticas e começarão em breve”.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login