Brasil
Setur-SP divulga principais ações em documento de balanço
Ano de 2023 foi marcado por recorde em número de obras, crédito sob medida, fomento à gastronomia e à capacitação profissional
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) publica um documento de balanço do primeiro ano de gestão com as principais realizações do Governo de SP. Além de gerar mais de 58 mil postos de trabalho, aumentar a participação na economia para 9,3%, patamar recorde, o turismo de SP também viu crescer o número de turistas para 46 milhões, impulsionado pelo lazer e pelos grandes eventos.
Uma série de ações estratégicas merecem destaque, entre elas, o maior programa de crédito do Brasil, o CrediturSP, que superou as expectativas e ofereceu R$ 472 milhões em menos de três meses, para empreendedores privados e agentes públicos paulistas. No ano de 2023, foram inauguradas 110 obras em municípios turísticos que somaram R$ 295,6 milhões, o maior volume dos últimos 10 anos, destinados a 208 municípios.
“Somadas, as iniciativas geram um ciclo virtuoso que abre novas oportunidades para desenvolver cidades e gerar renda”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur -SP. No total, o turismo de SP já tem mapeadas 10 rotas gastronômicas, 300 produtores e estabelecimentos ligados à culinária regional, além de 500 profissionais do setor treinados – e um festival gastronômico de muito sucesso, o Sabor de São Paulo, que percorreu sete cidades e reuniu mais de quatro mil participantes no ano, celebrando a gastronomia regional.
Em fase de implantação, a Academia do Turismo realizou em 2023 o diagnóstico de 15 mil vagas em cursos de ensino básico, profissionalizante, técnico, graduação e pós-graduação em turismo, gastronomia, eventos, hospitalidade e entretenimento – e já lançou quatro turmas de cursos pilotos de curta duração, formando mais de 80 alunos, já encaminhados para o mercado de trabalho. O Turismo de SP também lançou um novo sistema de governança para distritos
turísticos, criando um fórum, já avançou com o primeiro distrito turístico urbano, no centro de SP, além do Alto da Mantiqueira e o Portal da Mata Atlântica, primeiro distrito turístico natural do Brasil, prestes a serem lançados.
Segmentos de enorme potencial, como o turismo rural, ferroviário e náutico, receberam bastante atenção do Governo de SP e estão prestes a ganhar políticas públicas de incentivo ao setor. Acrescentam-se também experiências de inclusão e acessibilidade, sustentabilidade, além de aventura segura e certificada. Sem contar as inúmeras campanhas publicitárias, de promoção nacional e internacional por meio de roadshows e o lançamento de marcas turísticas. Saiba mais no documento clicando aqui.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login