Conecte Conosco

Mundo

UE e EUA continuam negociações comerciais neste fim de semana

Publicado

em

Representantes da União Europeia e dos Estados Unidos se reunirão durante o fim de semana para tentar fechar um acordo antes do dia 9 de julho, com o objetivo de evitar o aumento das tarifas comerciais, conforme informado por fontes diplomáticas nesta sexta-feira (4).

Se não houver consenso até quarta-feira, tarifas elevadas serão implementadas, situação que a Europa deseja impedir.

Maros Sefcovic, comissário europeu para o Comércio, teve conversas produtivas com seus colegas americanos em Washington nesta semana, embora nenhuma das partes tenha confirmado o quão próximas estão de um entendimento.

Nesta sexta-feira, a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, atualizou os representantes permanentes dos países membros em Bruxelas sobre o progresso das conversas em uma reunião restrita.

Um alto funcionário da UE comentou que as negociações não chegaram a um acordo ainda, mas que os esforços devem continuar provavelmente durante o fim de semana, conforme relatado por um diplomata europeu à AFP.

“Um acordo inicial até o prazo de quarta-feira ainda é possível. As situações permanecem muito dinâmicas”, afirmou uma fonte diplomática.

Outro diplomata europeu disse que ainda é incerto como o presidente dos EUA, Donald Trump, irá classificar a UE ao se dirigir a seus parceiros comerciais no início da próxima semana.

Trump pode decidir manter a suspensão das tarifas para parceiros com acordos provisórios, reinstaurar as tarifas caso não haja acordo, ou aumentá-las se as negociações não evoluírem bem, de acordo com análise da Comissão.

“Até aqui, o caminho a ser seguido permanece indefinido”, revelou outra fonte diplomática.

Atualmente, o governo americano impõe uma taxa de 25% sobre aço e automóveis da UE, além de 10% sobre a maior parte dos outros produtos.

Se não surgirem acordos antes do fim da trégua na quarta-feira, Trump poderá aumentar essa taxa para 20% ou até 50%, como indicou em maio.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, declarou na quinta-feira que a UE busca um acordo preliminar até quarta-feira para permitir negociações futuras sobre detalhes.

No entanto, especialistas da Comissão consideram que algum desequilíbrio comercial entre UE e EUA persistirá em qualquer cenário.

“A situação é complexa e qualquer resultado é possível”, concluiu outra fonte diplomática.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados