Mundo
UE vai intensificar fiscalização das importações agrícolas antes de fechar acordo com Mercosul
A União Europeia declarou nesta terça-feira (9) que irá aumentar os mecanismos de fiscalização sobre as importações agrícolas, buscando tranquilizar a França para obter seu aval ao tratado comercial com os países do Mercosul.
Para assegurar que os produtos que chegam ao bloco atendam às normas europeias, a Comissão Europeia comprometeu-se a ampliar em 50% as inspeções realizadas fora da UE nos próximos dois anos.
Além disso, a fiscalização nas fronteiras internas do bloco será reforçada em 33%, garantindo que os países membros façam as verificações corretas.
A Comissão pretende também atualizar as normas referentes à presença de resíduos de pesticidas proibidos nos alimentos importados e anunciou a formação de uma equipe especial dedicada a essa questão.
Olivier Varhelyi, comissário europeu responsável pela saúde e bem-estar animal, afirmou que essas medidas vão colaborar para a implementação e viabilização do acordo com Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
A França tinha resistido ao tratado em sua versão atual, solicitando inspeções mais rigorosas, sobretudo no que tange a resíduos de pesticidas, antes de mudar sua decisão.
Os países da União Europeia irão votar sobre o acordo comercial entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Bruxelas.
A Comissão Europeia prevê que o tratado seja assinado no dia 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu, conforme fonte europeia. Posteriormente, será necessário que o Parlamento Europeu ratifique o acordo, o que deve ocorrer no início de 2026.
O tratado de livre comércio abrirá caminho para que a UE exporte mais veículos, máquinas, vinhos e bebidas destiladas à América Latina, ao mesmo tempo em que facilitará a entrada de carne, açúcar, arroz, mel e soja provenientes da América do Sul.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login