Conecte Conosco

Economia

Vorcaro avisa que não irá depor na CPI do INSS na segunda-feira

Publicado

em

A defesa de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, comunicou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS que o executivo não comparecerá ao depoimento marcado para segunda-feira (28). Essa decisão veio após o ministro André Mendonça, responsável pelo caso no Supremo Tribunal Federal (STF), isentar Vorcaro da obrigação de participar da audiência.

Os advogados explicaram que o ministro não permitiu que o banqueiro viajasse para Brasília em avião particular, um pedido feito para evitar possíveis desconfortos em voo comercial e exposição da chegada em aeronave da Polícia Federal.

O depoimento de Vorcaro era muito esperado pela CPI, que havia acordado com a defesa o adiamento para depois do carnaval.

A CPI foi criada para investigar descontos indevidos em aposentadorias destinados a associações e entidades sindicais e busca esclarecer o envolvimento de Vorcaro nas supostas irregularidades.

Relatórios da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) indicam que o Banco Master está entre as instituições com maior número de reclamações nos últimos anos, especialmente relacionadas a crédito consignado.

Vorcaro chegou a ser detido na Operação Compliance Zero da Polícia Federal, que apura possíveis crimes financeiros praticados pelo Banco Master. Embora a prisão preventiva tenha sido revogada, ele continua sob medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Para evitar transtornos, a CPI preparou um esquema de segurança rigoroso para o depoimento, com controle de acesso. No entanto, como Vorcaro não é obrigado a comparecer, o colegiado não pode aplicar condução coercitiva.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados