Mundo
Wall Street cai com dados econômicos fracos
A Bolsa de Valores de Nova York registrou queda nesta segunda-feira (1º), impactada pela contínua desaceleração da atividade industrial nos Estados Unidos, refletindo dificuldades em diversos setores importantes.
O índice Dow Jones caiu 0,90%, o Nasdaq recuou 0,38% e o S&P 500 diminuiu 0,53%.
“O mercado precisou assimilar uma surpresa negativa”, após um “relatório sobre a indústria com desempenho inferior ao esperado”, explicou à AFP Christopher Low, da FHN Financial.
O índice que mede a atividade manufatureira, baseado nas respostas de empresas, marcou 48,2%, sinalizando o nono mês seguido de contração – sendo 50 o ponto de equilíbrio entre expansão e retração.
Esse resultado ficou abaixo das previsões dos analistas, segundo o MarketWatch.
Bill Adams, do Comerica Bank, destacou que “os impostos aplicados pelo governo americano estão dificultando o setor”.
Oren Klachkin, da Nationwide, avaliou que “o setor manufatureiro deveria estar mais forte, considerando a recuperação gradual da demanda global, a leve queda das taxas de juros nos EUA e a desvalorização do dólar”.
Além disso, os investidores esperam, para quarta-feira, o relatório mensal de criação de empregos no setor privado referente a novembro, e para sexta-feira, o índice de preços ao consumidor PCE de setembro, divulgado com atraso devido ao fechamento do governo por 43 dias.
No mercado de ações, as empresas ligadas às criptomoedas foram afetadas pela queda do bitcoin, como a plataforma de negociação Coinbase (-4,76%), Robinhood (-4,09%) e a mineradora digital Riot Platforms (-4,03%).
A sessão também registrou queda nas ações da Meta (-1,08%), Alphabet (-1,65%) e Broadcom (-4,19%).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login