Brasil
Zeca Dirceu promove seminário sobre segurança nas escolas
“Muitos dos casos de violência nas escolas são organizados por usuários das redes sociais, por isso, além de nós parlamentares, peço que vocês apoiem o Projeto de Lei das Fake News que irá punir criminosos que se escondem atrás destas plataformas”, afirmou o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) em seminário virtual promovido nessa quinta-feira, 4.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, junto com sua equipe, organizou a reunião sobre segurança nas escola, que contou com cerca de 200 lideranças de todo o Paraná, com o objetivo de ouvir as demandas de lideranças da educação e apresentar o que o governo federal tem feito em relação aos casos de ataques violentos em escolas que ocorrem nos últimos meses.
A Assessora especial e coordenadora de Direitos Digitais do Ministério da Justiça Estela Aranha, apresentou dados da Operação Escola Segura, que entrou em vigor no dia 6 de abril, e têm sido um trabalho em conjunto da União, dos estados e municípios. ” Criamos a Operação Escola Segura, que envolve mais de 4 mil policiais em todo o Brasil, 81 agências de inteligência, 27 delegacias especializadas em crimes cibernéticos e um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Além disso, contatamos as redes sociais para que fizessem uma fiscalização dos dados daqueles que faziam ameças, inclusive grupos neonazistas organizados nas redes”, afirmou a assessora.
De acordo com os dados do Ministério da Justiça, foram recebidas 8662 denúncias e foram feitos 3366 boletins de ocorrência a respeito de ameaças de ataques em escolas. Mais de 1500 casos já foram conduzidos à delegacias, além de apreensões e casos em investigação.
O Tenente Paulo da Patrulha Escolar destacou o trabalho da Polícia Militar para enfrentar os problema da violência no ambiente escolar. Além de promovemos a segurança, trabalhamos também com a prevenção da violência e da entrada de drogas na escolas, como é o caso do Proerd que há anos foi implementado no Paraná. Nosso batalhão tem o programa “Escola Segura”, que policiais da reserva trabalham no monitoramento da segurança do ambiente escolar.
Participaram também o Diretor do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, de Cambé, Boanerges Zulmires Neto, explicou que ainda faltam profissionais qualificados para dar atenção aos problemas de diversas áreas apresentados pelos alunos. “Fazemos a escuta na escola, porém, é de extrema importância que o pais acompanhem seus filhos no dia a dia e sua convivência na escola”, afirmou. O Kauan, líder de Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Maestro Andréa Nuzzi de Cambé, que recitou Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil, e reiterou a necessidade de paz nas escolas do Brasil.
Zeca Dirceu ainda afirmou que o governo Lula tomou medidas imediatas para combater a violência. “O presidente dialogou com governadores, tomou medidas de segurança e monitoramento. Agora, muitos parlamentares ligados ao ex-presidente estão se opondo à PL das Fake News por não estarem preocupados com a segurança das crianças nas escolas. Vamos lutar para aprovar à PL para que os criminosos de redes sociais sejam punidos, e assim, e voltaremos a ter mais tranquilidade nas escolas e nas outras instituições”, completou.
Assessoria.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login