Centro-Oeste
15 mil motoristas foram multados por dirigir sem CNH em 2025: veja o que muda com a nova regra
As regras recentemente aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão impacto direto no número de motoristas flagrados dirigindo sem habilitação. Em 2025, foram registradas 15.830 autuações por essa infração, um aumento de 2.418 comparado ao mesmo período em 2024.
Em todo o país, o Ministério dos Transportes estima que cerca de 20 milhões de brasileiros conduzem veículos sem possuir CNH, enquanto aproximadamente 30 milhões possuem idade para obter a habilitação, mas nunca começaram o processo.
Um dos motivos principais é o custo elevado para tirar a CNH, que pode chegar a R$ 5 mil. Com as novas medidas, o governo prevê uma redução de até 80% no valor total.
Este é o caso de Mariana Ramos, estudante de 20 anos, que explica que nunca buscou a CNH por fatores financeiros e falta de tempo: “Duas coisas me limitavam: o custo e o tempo necessário para as aulas, que eu não tinha. Agora, tenho a intenção de iniciar o processo”.
A falta de tempo também afeta o cumprimento dos prazos do processo, que desde sua abertura dura um ano. Foi o que aconteceu com o padrasto de Mariana, que perdeu todas as etapas que havia cumprido por ultrapassar o prazo: “Perdeu todo o processo e, claro, o dinheiro. Com a correria do dia a dia, isso acontece, e as mudanças podem ajudar a evitar essa situação”.
As novas diretrizes do governo federal incluem:
- Aulas teóricas gratuitas, inclusive em formato digital;
- Flexibilização das etapas que precisam ser feitas presencialmente;
- Processo com menos burocracia.
Atividades como coletas biométricas, agendamentos e realização de exames médicos, avaliações psicológicas, exame de aptidão física, além das provas teórica e prática, continuarão sendo feitas presencialmente em unidades do Departamento de Trânsito (Detran).
Com essas alterações, espera-se que o número de novos motoristas aumente, assim como a diminuição das infrações por dirigir sem a CNH adequada.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login