Conecte Conosco

Mundo

2025 é o ano mais quente já registrado no Mar do Norte, diz agência alemã

Publicado

em

O ano de 2025 bateu recorde como o mais quente já observado no Mar do Norte, conforme anunciou a Agência Marinha Federal da Alemanha (BSH) nesta quarta-feira (7). Esta agência monitora as temperaturas desde 1969.

As temperaturas globais dos oceanos estão em alta devido às alterações climáticas.

O ritmo de aquecimento dos oceanos mais que dobrou desde 1993, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), instituído em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“No ano de 2025, o Mar do Norte alcançou uma temperatura média de 11,6 graus Celsius, a mais elevada desde o início da série histórica em 1969”, informou o BSH em comunicado. “Isso é uma consequência direta do avanço das mudanças climáticas”.

Além disso, o Mar Báltico registrou em 2025 sua segunda maior temperatura média anual, atingindo 9,7 graus Celsius, o que representa 1,1 grau acima do período de 1997 a 2021, conforme dados do BSH. Apenas o ano de 2020 apresentou uma temperatura maior.

Helge Heegewaldt, presidente da BSH, destacou os riscos ligados às mudanças climáticas.

“Mesmo se as emissões globais de gases causadores do efeito estufa cessassem imediatamente, o nível do mar provavelmente continuará subindo por muitos séculos”, explicou. Por isso, ele enfatizou a importância de intensificar as ações para proteger o clima.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados