Conecte Conosco

Mundo

250 mil pessoas fazem protesto em Munique contra regime do Irã

Publicado

em

Cerca de 250 mil pessoas se reuniram neste sábado (14) em Munique para protestar contra o regime iraniano, conforme informou a polícia local. A manifestação ocorreu durante a Conferência de Segurança, que atrai até domingo diversos líderes mundiais à cidade alemã.

Vindo de várias partes da Europa, os manifestantes aproveitaram o evento para expressar seu descontentamento com o governo iraniano.

A manifestação aconteceu na praça Theresienwiese, segundo relatos de uma jornalista da AFP, e pediu o fim da República Islâmica, após as repressões violentas contra os protestos ocorridos no país no mês anterior.

“Quando um governo mata seu povo nas ruas, não merece confiança”, afirmou Razieh Shahverdi, uma iraniana de 34 anos que trabalha em marketing e que viajou de Paris para participar do protesto.

O filho do último xá do Irã, Reza Pahlavi, também esteve presente e foi ovacionado pela multidão com várias bandeiras. Durante a Conferência de Segurança, ele pediu ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que apoiasse o povo iraniano.

“É o momento de acabar com a República Islâmica. Este é o clamor que vem desde o massacre dos meus compatriotas”, declarou Pahlavi, exilado em Nova York, referindo-se à repressão dos protestos no Irã em janeiro.

Pahlavi, de 65 anos, declarou estar preparado para liderar um processo de transição política no Irã, país do qual saiu ainda jovem.

Muitos manifestantes em Munique exibiam a bandeira iraniana antiga, com um leão e um sol, usada durante a monarquia até 1979.

“Esta é a melhor alternativa para nosso país, pois conhecemos a família Pahlavi”, disse Riana, médica de 40 anos que mora na Alemanha e optou por não divulgar seu sobrenome por motivos de segurança.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados