Notícias Recentes
49% consideram injusta a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest revelada nesta segunda-feira, 25, indica que 49% dos participantes acreditam que a aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi injusta. Por outro lado, 39% consideram a sanção justa.
Apesar de muitos entrevistados julgarem a punição injusta, a maioria se posiciona a favor do afastamento do ministro do STF. Quando perguntados sobre o impeachment de Moraes, 46% apoiam a medida, enquanto 43% são contrários. Entre evangélicos, o apoio ao impeachment sobe para 55%, com 32% contrários.
Mesmo entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno de 2022, há um grupo expressivo favorável ao afastamento: 22% apoiam o impeachment, contra 68% que são contrários. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 82% apoiam a cassação de Moraes e 10% são contra.
Sobre a aplicação da Lei Magnitsky, o percentual de apoio varia conforme o grupo político. Entre evangélicos, 49% aprovam a medida e 37% consideram injusta, refletindo o apoio consistente a Bolsonaro. Entre os eleitores de Bolsonaro, 75% apoiam a sanção, enquanto apenas 18% não concordam. Entre os que votaram em Lula, 17% veem a punição como justa e 72% como injusta.
A Lei Magnitsky foi criada nos Estados Unidos durante tensões com a Rússia, em homenagem a Sergei Magnitsky, advogado russo morto em uma prisão em 2009. A legislação permite sancionar pessoas relacionadas a violações de direitos humanos e corrupção, com medidas como congelamento de bens e proibição de entrada no país.
O governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou Alexandre de Moraes no fim de julho, alegando que o ministro agiu como juiz e júri em uma perseguição ilegal contra cidadãos e empresas dos EUA e Brasil, segundo o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login