Economia
63% dos brasileiros já usam IA e 51% confiam mais nas decisões dela que nas humanas

Pelo menos 63% dos brasileiros já experimentaram alguma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa como Gemini, ChatGPT, Veo3, IA do Canva, Copilot ou Midjourney. Uma pesquisa realizada pela Nexus, divulgada nesta segunda-feira, 20, revela que 51% das pessoas no País acreditam que essas tecnologias podem tomar decisões melhores do que humanos em certas situações.
A pesquisa entrevistou 2.012 pessoas com 18 anos ou mais, em todas as 27 Unidades da Federação, entre 26 de agosto e 1º de setembro, de forma presencial. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Seis em cada dez brasileiros têm uma visão positiva sobre o uso da IA no cotidiano, enquanto apenas 25% têm uma percepção negativa.
Essa percepção positiva é mais comum entre homens (67%), quem recebe mais de cinco salários mínimos (65%), jovens entre 18 e 30 anos (63%) e pessoas com ensino superior (63%). Já pessoas com mais de 60 anos (33%), mulheres (31%), quem tem ensino fundamental (28%) e quem ganha menos de um salário mínimo (28%) tendem a ser mais resistentes ao uso dessa tecnologia.
Segundo o estudo, 16% dos brasileiros utilizam IA diariamente e outros 20% algumas vezes por semana. Cerca de 18% usam raramente a ferramenta, enquanto 36% nunca usaram. A confiança de que a IA pode fazer escolhas melhores que humanos é especialmente forte entre jovens de 18 a 30 anos, com 64% da geração Z acreditando nisso.
Entre os 45% que não confiam totalmente na capacidade da IA para tomar decisões melhores, os grupos mais críticos são os maiores de 60 anos (57%), pessoas com ensino fundamental (51%), homens (49%) e moradores da região Nordeste (49%).
Influência nas compras e pesquisas
A pesquisa também mostrou que 37% dos entrevistados já tiveram alguma compra influenciada por IA, comportamento mais comum entre jovens de 18 a 30 anos (46%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (45%), com ensino superior (44%), homens (40%) e moradores do Sudeste (42%).
Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, comenta: “Não há como negar o impacto dessa geração de conteúdo, o que exige das empresas preparação, estratégia e adaptação a essa realidade que já está presente”.
Principais usos da IA
Aproximadamente metade dos brasileiros (48%) utilizam IA para buscar informações gerais. Em seguida, 45% usam para estudar ou aprender algo novo, 41% para criar conteúdo, e 39% para diversão e entretenimento.
Além disso, 38% utilizam IA para cuidar de sua saúde e bem-estar, outro 38% para automatizar tarefas no trabalho ou estudo, e 37% para aumentar a produtividade.
Quase um terço da população (30%) já recorreu à IA para compreender assuntos complexos, como política, economia e ciências.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login