Economia
90% dos beneficiários do INSS já fizeram a prova de vida

O governo federal estima que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) tenham realizado a prova de vida, um procedimento anual essencial para a manutenção dos pagamentos previdenciários.
Esse número representa 90% dos beneficiários que precisam passar pela comprovação de vida para continuar recebendo seus benefícios.
“Este é um processo crucial para prevenir fraudes e evitar pagamentos incorretos, por isso é realizado periodicamente”, explica a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Normalmente, a verificação acontece por meio do cruzamento de dados oficiais, o que permite que a maioria dos beneficiários não precise ir até o banco ou acessar o Meu INSS para manter seu benefício ativo.
Para aqueles que não são localizados pelo sistema automático, um aviso é enviado exclusivamente pelo banco responsável pelo pagamento do benefício.
Alerta contra golpistas
O governo alerta sobre golpistas que tentam enganar aposentados e pensionistas por meio de ligações e mensagens falsas, que ameaçam cortar o benefício, pedem dados pessoais ou agendam procedimentos falsos.
O INSS nunca faz contato pedindo a realização da Prova de Vida, nem envia mensagens por WhatsApp, SMS ou outros aplicativos ameaçando bloqueio imediato do benefício. Também não envia funcionários às casas dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a comprovação de vida.
“Desconfie de qualquer contato que não venha pelos canais oficiais. Nunca informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos”, orienta a Secom.
Consulta pelo Meu INSS e telefone 135
Se ainda houver dúvidas, o beneficiário pode verificar se precisa realizar a comprovação de vida pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h).
No Meu INSS, basta acessar o site ou o aplicativo, fazer login com CPF e senha, e seguir as instruções para reconhecimento facial, caso solicitado. Procure pelo serviço “Prova de Vida”. Se a data da última atualização aparecer, tudo está em ordem.
Se surgir a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário regularizar a situação para continuar recebendo o benefício.

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