Dubai — O Irã está preparado para dar um “passo mais firme” na redução dos compromissos com o acordo nuclear de 2015 com potências mundiais se países europeus não agirem para salvar o pacto, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira.
A República Islâmica disse que violará um por um os limites impostos pelo acordo às suas atividades nucleares, aumentando a pressão sobre os países que ainda esperam salvá-lo, e ameaçou adotar novas medidas até 6 de setembro, como um enriquecimento de urânio de 20% ou a reativação de centrífugas que o realizam.
“O Irã está preparado para reduzir seus compromissos se as partes europeias não mostrarem determinação suficiente… o terceiro passo foi concebido e será mais firme que o primeiro e segundo passos para criar equilíbrio entre os direitos do Irã e os compromissos com o JCPOA”, disse o porta-voz Abbas Mousavi, segundo a agência estatal de notícias Irna, usando a sigla do acordo nuclear.
O vice-chanceler iraniano, Abbas Araghchi, está a caminho de Paris para conversar com autoridades francesas sobre o pacto.
Também nesta segunda-feira, o porta-voz do governo do Irã disse que as opiniões de sua nação e da França a respeito do acordo se aproximaram, sobretudo depois de telefonemas entre o presidente Hassan Rouhani e seu colega francês, Emmanuel Macron.
“Felizmente, os pontos de vista se aproximaram em muitas questões, e agora estão sendo realizadas discussões técnicas sobre maneiras de cumprir os compromissos europeus (com o acordo nuclear)”, disse o porta-voz Ali Rabiei em comentários transmitidos pela televisão estatal, sem entrar em detalhes.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login