Tecnologia
GDF lançará aplicativos
Novos aplicativos para celulares e tablets estão em fase de desenvolvimento por técnicos do GDF para modernizar a oferta de serviços públicos. As ferramentas – denominadas “Agente Cidadão, eServiço, eVisitante e eFiscal” – serão lançadas ainda no primeiro semestre de 2014 e receberam, até agora, R$ 4,5 milhões em investimentos.
“Vamos facilitar o acesso das pessoas a informações do governo e serviços como, por exemplo, localizar hospitais e efetuar pré-matrículas na rede pública de ensino”, explicou a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Renata Dumont, ao destacar que a iniciativa é inédita no Brasil.
Segundo ela, o projeto é inspirado em Boston, Estados Unidos, uma das cidades mais automatizadas dos EUA e já está em andamento há seis meses, com testes para o “eVisitante” e o “Agente Cidadão”.
“O governador terá acesso à lista de serviços mais demandados pela população em tempo real, em sua sala de monitoramento, que fica no gabinete”, complementou Dumont. Para ela, essa é uma forma de identificar os problemas e agir com celeridade.
A subsecretária destacou que, para entrar em funcionamento, os aplicativos precisam ser interligados à rede de informações de todos os órgãos do GDF.
Depois do lançamento, os aplicativos estarão disponíveis, de forma gratuita, nas lojas virtuais da Apple, Windows e Microsoft.
eVisitante – projetado para disponibilizar o endereço dos postos policiais, delegacias, batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, escolas públicas, restaurantes, rede de hospitais e unidades de saúde.
Agente Cidadão – permitirá ao usuário registrar informações sobre a necessidade de serviços, como colocação de iluminação e pavimentação de ruas.
eServiço – por meio deste aplicativo, será possível solicitar serviços de várias áreas do governo, como religamento de energia elétrica ou cadastramento para realizar matrícula escolar.
eFiscal – será utilizado por servidores do governo. O aplicativo vai auxiliar em diversas ações. Um agente de vigilância sanitária, por exemplo, poderá fazer uma notificação, em tempo real, sobre um estabelecimento que está vendendo alimento vencido.