Destaque
Tenda atende pacientes com problemas respiratórios e suspeita de Covid-19 no DF
Estrutura foi instalada na UPA do Núcleo Bandeirante. Funcionamento é das 7h à 1h.
Uma tenda montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal, atende pacientes com problemas respiratórios e que estejam com suspeita do novo coronavírus.
O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (23) e funciona todos os dias da semana, das 7h à 1h. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) e o Ministério da Saúde.
A estrutura conta com uma sala para triagem e classificação, oito poltronas para atendimentos e medicação e dois leitos de emergência. Ao todo, 19 servidores vão atuar no local, com dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e dois médicos por turno.
Segundo o governo do DF, os pacientes que chegarem com sintomas que preencham os critérios de definição de caso suspeito serão acolhidos e levados a um espaço reservado. Os que se enquadrarem no perfil terão amostras coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), para verificação.
Ainda de acordo com o GDF, pacientes que estiverem em bom estado serão orientados a fazer isolamento em casa. Já os que precisarem ficar nos leitos de emergência devem ser transferidos a um hospital da rede pública, após serem estabilizados.
Medidas de combate ao coronavírus no DF
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, até o início da noite desta segunda, o DF havia registrado 146 casos do novo coronavírus. Oito pacientes estavam internados e 138, em isolamento em casa.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou uma série de medidas para tentar impedir a proliferação do vírus. Entre elas estão:
Você precisa estar logado para postar um comentário Login