Brasil
Em carta a Bolsonaro, governadores pedem ajuda internacional para a compra de vacinas
Diante do agravamento dos números de caso da Covid-19 no Brasil, 14 governadores enviam carta ao presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (4), pedindo ajuda ao governo federal para agilizar a compra de vacinas.
No documento, os governadores afirmam estarem próximos do “exaurimento” e que a pandemia “seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós”. Foi sugerido que os Ministérios da Saúde e de Relações Exteriores acionem entidades internacionais para demonstrar a necessidade e urgência de envio de maiores números de doses ao Brasil, e a criação de novas vagas de UTI, contratação de profissionais de saúde, compra de equipamentos para hospitais e adoção de medidas de distanciamento social.
A carta foi divulgada logo após o presidente fazer uma declaração polêmica em Uberlândia-MG: ”Tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, [dizendo] ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem [vacina] para vender no mundo.”
Também no mesmo dia, mas dessa vez em uma viagem ao estado de Goiás, o presidente enfatizou: ”enfrentar os problemas”, acrescentando: “Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?”.
No texto, os governadores citam o exemplo de países que têm demonstrado sucesso na redução de casos e mortes por Covid-19 ao combinar prevenção e vacinação com união política.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login