Cartaz mostra como denunciar violência contra a mulher — Foto: Gabriel Lain/Banco de dados/NSC Comunicação
O Painel “Ligue 180”, criado pelo governo federal, reúne serviços de atendimento para mulheres vítimas de violência no Brasil. A plataforma do Ministério das Mulheres lista contatos e endereços de delegacias, promotorias e casas de abrigo.
Ao todo, são 2.576 serviços que compõem a rede. Todos podem ser consultados pela internet (clique aqui e acesse).
A plataforma é composta por três abas:
- Sobre o painel: reúne informações sobre o conteúdo da ferramenta e como navegar;
- Serviço da rede: espaço para buscar as informações sobre os serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de violência;
- Análise da rede de serviços: traz informações sobre os serviços disponíveis por unidade da federação, município e tipo de serviços cadastrados.
Além disso, a Central de Atendimento à Mulher pode ser acionada via telefone, pelo número 180, e via chat no WhatsApp, pelo (61) 9610 0180.
Em 2023, a Central de Atendimento à Mulher, do governo federal, recebeu quase 75 mil denúncias de violência pelo 180.
A população também pode contribuir com a ferramenta, sugerindo serviços que ainda não apareçam no site, por meio de um formulário disponível no painel.
Por região
Segundo a plataforma, a unidade da federação que conta com o maior número de serviços é São Paulo, com 351 opções. Em seguida, estão Ceará, Minas Gerais e Pernambuco. Atualmente, o Brasil conta com os seguintes serviços disponíveis:
- Serviços de saúde a pessoa em situação de violência sexual: 1.049
- Delegacias especializadas de atendimento à mulher ou seções da polícia de atendimento à mulher: 710
- Centro de referência à mulher: 303
- Juizados e varas especializadas: 169
- Casas Abrigos: 122
- Promotorias especializadas: 107
- Núcleos de defesa e Defensorias Públicas: 55
- Patrulha Maria da Penha: 53
- Casas da Mulher Brasileira: 12
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