Conecte Conosco

Mundo

Secretário-geral da ONU diz estar ‘alarmado’ com ataque à embaixada mexicana no Equador

Publicado

em

Em comunicado, Antonio Guterres diz ser urgente que México e Equador mostrem moderação

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres está “alarmado” com o ataque das forças de segurança equatorianas à embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente equatoriano, Jorge Glas, disse seu porta-voz no sábado.

Guterres enfatizou a importância de manter a inviolabilidade dos complexos diplomáticos, dizendo que deve ser respeitada “em todos os casos, de acordo com o direito internacional”, disse o porta-voz, Stéphane Dujarric, em comunicado.

“O Secretário-Geral sublinha que as violações deste princípio põem em perigo a continuação das relações internacionais normais, que são fundamentais para o avanço da cooperação entre os Estados”, acrescentou Dujarric.

O chefe das Nações Unidas diz ser urgente, tanto o Equador como o México, a mostrarem “moderação” e a “resolverem as suas diferenças por meios pacíficos”, acrescentou o porta-voz.

Mais de uma dezena de governos latino-americanos denunciaram o ataque à embaixada mexicana em Quito pela polícia, descrito como “inadequado” pela OEA.

A operação, sem precedentes imediatos no mundo, levou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, a romper imediatamente as relações diplomáticas com o Equador. A Nicarágua imitou o ato neste sábado.

A operação culminou na detenção de Glas, procurado pela Justiça do seu país sob acusação de corrupção. Ele se refugiava naquela sede diplomática desde dezembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados