Brasil
PF realiza nova operação contra milícia chefiada por deputado na Bahia
Operação Hybris III é desdobramento de ação da Polícia Federal de dezembro de 2023 contra parlamentar Binho Galinha (Patriota)
A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (29) uma operação contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro originado de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e de outras infrações penais, em Feira de Santana, zona norte da Bahia.
A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pelo Juízo da 1° Vara Criminal de Feira de Santana.
A Operação Hybris III foi coordenada entre a Polícia Federal, a Receita Federal e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA.
A ação da PF é um desdobramento da operação El Patrón, realizada em dezembro de 2023, na ocasião, foram efetuados dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.
Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados podem pegar penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.
Deputado alvo da El Patrón
Na operação El Patrón, em dezembro de 2023, o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (Patriota-BA), foi um dos alvos.
Segundo apurado, o parlamentar chefia uma milícia em Feira de Santana, após a operação do ano passado, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o deputado à Justiça da Bahia. Ele é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.
A Justiça estadual aceitou a denúncia e, com isso, Binho Galinha passou a ser réu.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login