Brasil
Brasília é a capital com melhor qualidade de vida do país
Brasília é a capital com melhor desempenho em qualidade de vida, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. A informação consta no levantamento IPS Brasil 2024, divulgado nesta quarta-feira (3/7).
O estudo considera fatores como nutrição, saúde, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à informação, meio ambiente, inclusão social, liberdade individual e acesso à educação superior.
A pesquisa também aponta que Distrito Federal (1º) e São Paulo (2º) destacaram-se com as melhores notas no ranking dos estados. Segundo o IPS Brasil 2024, o Distrito Federal apresentou melhor desempenho em acesso à informação e comunicação; saúde e bem-estar; qualidade do meio ambiente, direitos individuais; liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior.
No entanto, apesar do bom desempenho, DF também tem pontos de atenção. No aspecto de inclusão social, por exemplo, o Distrito Federal ocupa o 26º lugar entre as 27 unidades federativas.
“O componente Inclusão Social busca garantir que todos os indivíduos tenham acesso equitativo a oportunidades e recursos, independentemente de sua origem, raça, gênero, orientação sexual, condição socioeconômica ou deficiência”, diz a pesquisa.
Municípios
O levantamento também elencou os 20 municípios brasileiros com melhores e piores desempenhos. Foi observado um contraste entre a Amazônia Legal, onde se concentra a maioria dos municípios críticos, e a região Sudeste, onde estão os municípios com as maiores notas.
O que é a pesquisa IPS Brasil?
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative. Desde 2014, o Social Progress Imperative coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. O cálculo desse índice internacional, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores provenientes de pesquisas globais conduzidas por instituições como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll.
Correio Braziliense
Você precisa estar logado para postar um comentário Login