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Piloto da TAM desviou de OVNI que acreditava ser uma “estação espacial”; caso ocorreu em 2007

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Objeto também foi visualizado no mesmo dia pela tripulação de um avião da Varig Log

Um piloto da extinta TAM Linhas Aéreas (atual Latam) reportou em 2007 ao 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) que, durante um voo no dia 1º de outubro daquele ano, precisou fazer uma “manobra evasiva” após a aeronave se aproximar de um objeto voador não identificado (OVNI) que ele acreditava ser uma “estação espacial”.

O reporte consta nos registros dos Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), órgão vinculado à Aeronáutica, e está disponibilizado pelo Arquivo Nacional.

De acordo com o relato feito pelo piloto, que não teve o nome informado, a aeronave fazia o voo 8077, entre Manaus (AM) e Belém (PA). Por volta de 6h43, quando o avião sobrevoava a cidade de Santarém (PA) a uma altitude de 39 mil pés (cerca de 11,9 mil metros), a tripulação avistou um objeto luminoso se deslocando de leste a oeste.

O comandante do voo relatou que fez uma “manobra evasiva à direita” após avistar o objeto emitindo uma luz forte. Segundo o piloto, a presença do OVNI era acusada no TCAS.

Pilotos das extintas companhias TAM e Varig Log reportaram ter visto o mesmo OVNI em 2007

Pilotos das extintas companhias TAM e Varig Log reportaram ter visto o mesmo OVNI em 2007 / Reprodução

“O piloto informou ainda que a referida luz acompanhou o voo até próximo de SBBE [aeroporto de Belém] e que achava ser uma estação espacial”, diz o documento

O TCAS é um equipamento que, na tradução para o português, se chama Sistema Anticolisão de Bordo. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) explica que o TCAS é um “mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento”.

O mesmo objeto avistado no dia 1º de outubro de 2007 pelo piloto da TAM também foi visto, por volta de 7h12, pela tripulação da extinta Varig Log que fazia um voo entre Miami, nos Estados Unidos, e Manaus.

Outro caso envolvendo voo da TAM

No dia 10 de fevereiro de 2012, a tripulação do voo 3715 da TAM, que fazia a rota Belém-Brasília, informou ter avistado, por volta de 19h50, um “tráfego desconhecido” pelo TCAS da aeronave.

“Foi necessário ao piloto efetuar uma manobra evasiva pela esquerda”, diz o reporte, que também foi feito ao Cindacta IV.

“Ao informar a ocorrência ao ACC-AZ [Centro de Controle de Área Amazônico], foi constatado pelo operador da hora que havia multiplicidade de alvo na tela do console radar”, acrescenta o documento.

Piloto da TAM reportou que precisou fazer "manobra evasiva" para desviar de OVNI em 2012

Piloto da TAM reportou que precisou fazer “manobra evasiva” para desviar de OVNI em 2012 / Reprodução

Ambos os casos –de 2007 e de 2012– não constam na relação de incidentes aéreos registrados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A Latam foi procurada pela CNN para comentar os casos, mas não quis se pronunciar.

Avião da Gol fez “manobra evasiva” em 2014

No dia 24 de janeiro de 2014, o piloto do voo 9109 da Gol, que fazia a rota Brasília-Fortaleza, afirmou que precisou fazer uma “manobra evasiva” para desviar de um OVNI no Ceará.

O documento informa que um objeto grande, na cor branca, foi visto em velocidade “supersônica” próximo ao município de Quixadá (CE), a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza. Segundo relatado, o objeto voava em “ziguezague” de leste para o oeste e não deixou rastros.

O mesmo relatório cita que outros dois pilotos disseram ter visto o mesmo OVNI na mesma data. Um deles comandava o voo 6372, da extinta Avianca Brasil, de Guarulhos a Fortaleza.

De acordo com o documento, o piloto da Avianca visualizou o objeto por volta das 12h15, na mesma faixa de altitude em que a tripulação da Gol havia feito o avistamento.

A Gol também foi procurada pela CNN, mas não respondeu aos contatos.

Relatos feitos por pilotos brasileiros

Somente no ano passado, os Cindactas receberam ao menos 30 relatos de avistamento de OVNIs feitos por pilotos brasileiros. A maior parte dos casos ocorreu na região Sul.

Um piloto que sobrevoava a cidade de Belém (PA) por volta das 6h40 do dia 23 de agosto disse que viu dois objetos estranhos em formato de uma estrela. Ao fazer o registro, disse que tentou filmar a situação, mas que o objeto não apareceu nos vídeos ou nas fotos.

Em abril, outro piloto de linha aérea que fazia a rota Brasília-Marabá (PA) disse que, perto da meia-noite, viu uma “luz amarela esbranquiçada, como se fosse um farol de pouso de avião, girando no sentido anti-horário”. O objeto “estava acima do seu nível de voo” –a 34 mil pés.

No dia 7 de fevereiro, o piloto de uma aeronave diz ter visto, por volta das 3h, uma luz nas cores vermelho e verde em formato circular do tamanho de uma “uma bola pequena a grande (variando)“. Ele indicou que o objeto voava “dez vezes mais rápido que um avião comercial“. O avistamento ocorreu no litoral de Santa Catarina.

Noite dos OVNIs

Em maio de 1986 ocorreu um episódio no Brasil que ficou conhecido como Noite dos OVNIs. Segundo o Ministério da Justiça, em 19 de maio daquele ano, 21 objetos foram identificados pelos radares do Cindacta.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou cinco jatos para perseguir esses OVNIs, mas nenhum deles teve sucesso na missão.

O Arquivo Nacional também disponibilizou áudios gravados entre pilotos e controladores de voo durante esse episódio. Em um desses diálogos, um homem que avistou OVNIs disse estar “arrepiado”. Clique aqui para ouvir.

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