Tecnologia
ByteDance deve usar chips da Huawei para criar seu próprio modelo de IA
Empresa dona do TikTok acelerou o desenvolvimento de seus próprios microprocessadores
A controladora do TikTok, ByteDance, planeja desenvolver um modelo de inteligência artificial (IA) treinado principalmente com chips da também chinesa Huawei Technologies. A informação foi confirmada à Reuters por três fontes familiarizadas com o assunto.
A ByteDance está buscando fornecedores locais de chips usados em aplicações de inteligência artificial e acelerou o desenvolvimento de seus próprios microprocessadores desde que os Estados Unidos começaram em 2022 a restringir as exportações de componentes eletrônicos avançados, como os produzidos pela líder de mercado Nvidia.
O próximo passo da ByteDance na corrida da IA é usar o chip Ascend 910B da Huawei para treinar um modelo de IA de linguagem ampla, disseram as fontes. Uma quarta fontes também disse que a ByteDance está planejando um novo modelo de IA, mas não soube dizer se a empresa usará chips da Huawei.
A ByteDance já usa o Ascend 910B principalmente para tarefas de inferência menos intensivas em termos de computação, que envolvem modelos de IA pré-treinados fazendo previsões, disseram as fontes.
O treinamento de modelos de IA é muito mais exigente e requer grandes quantidades de dados, exigindo o uso de chips de altíssimo desempenho, como os microprocessadores da Nvidia.
“Toda a premissa aqui está errada. Nenhum novo modelo está sendo desenvolvido”, disse o porta-voz da ByteDance, Michael Hughes. A Huawei não comentou o assunto.
Abastecimento restrito
A ByteDance encomendou mais de 100 mil chips Ascend 910B este ano, mas recebeu menos de 30 mil até julho, um ritmo muito lento para atender às necessidades da empresa, disse uma das fontes.
O fornecimento restrito e o poder de computação limitado em comparação com os chips da Nvidia disponíveis na China impediram a ByteDance de definir um cronograma para o novo modelo, disseram duas das fontes.
A atual tecnologia de IA da ByteDance é usada em seu principal modelo grande de idioma , lançado em agosto de 2023 e renomeado como chatbot Doubao, e em muitos outros aplicativos, incluindo uma ferramenta de texto para vídeo Jimeng. A empresa lançou dois modelos Doubao focados em vídeo este mês para competir com a OpenAI.
O uso desses aplicativos aumentou muito desde o início deste ano, com o chatbot da ByteDance se tornando um dos mais populares da China, com mais de 10 milhões de usuários ativos mensais.
A maior ênfase na IA tornou a ByteDance uma das maiores compradoras dos chips de IA da Huawei, disseram as fontes.
A empresa também é a maior compradora do chip H20 AI da Nvidia, que a fabricante de chips dos EUA adaptou para o mercado chinês em resposta às restrições impostas por Washington, disseram duas das fontes.
Veja também: Inteligência artificial pode gerar “aniquilação global”, dizem especialistas
CNN
Você precisa estar logado para postar um comentário Login