Economia
Pix por aproximação “vai estar funcionando muito em breve”, diz Campos Neto
BC e Google vão lançar o Pix por aproximação: a modalidade que permitirá que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a nova funcionalidade Pix por aproximação vai estar em pleno funcionamento “muito em breve”.
Segundo ele, há um piloto de testes rodando neste momento e, na próxima semana, será lançada uma parceria com a Google.
“A gente já tem um piloto do que já está acontecendo, não é que vai estar tudo funcionando semana que vem. […] Mas vai estar funcionando muito em breve, é meio de forma faseada”, afirmou em palestra no 7° Encontro Nacional Anfidc, ocorrido nesta quarta-feira (30).
Segundo o banqueiro central, para o sistema funcionar para todos ao mesmo tempo, depende do próprio usuário. “As pessoas precisam entrar, cadastrar, colocar o Pix dentro da wallet [carteira] da Google”, destacou.
Ele seguiu dizendo que, neste momento, apenas Google tem a parceria, mas se outras carteiras digitais quiserem aderir, “é aberto para qualquer um”.
Na próxima segunda-feira (4), o BC e a Google vão lançar o Pix por aproximação: a modalidade que permitirá que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão.
O anúncio acontecerá no escritório da empresa, em São Paulo (SP), e contará com a presença de Campos Neto.
A função havia sido regulamentada no início de agosto deste ano, quando foi anunciada que a implementação seria obrigatória a partir de novembro.
A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual. A partir de novembro, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já as demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login