A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), com o apoio da Ambev, apresentará durante a ExpoCatadores 2024, um relatório inédito produzido pelo Instituto Locomotiva, que revela números significativos sobre o impacto social, econômico e ambiental da atuação dos catadores e catadoras autônomos no Brasil.
A pesquisa realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, entrevistou mais de 200 catadores autônomos, homens e mulheres, na cidade de São Paulo. O estudo detalha o perfil dos trabalhadores, suas condições de trabalho e renda, além de apontar os principais desafios enfrentados por esses profissionais no dia a dia.
O levantamento revelou um perfil marcado por desafios sociais, econômicos e estruturais enfrentados por esses trabalhadores essenciais na cadeia de reciclagem, além de evidenciar a identificação e o orgulho que têm em serem catadores.
Dados do material apontam que 72% dos catadores autônomos entrevistados se identificam como pessoas negras, e 80% dos homens têm mais de 60 anos. Além disso, 80% dos entrevistados estudaram até o ensino fundamental, evidenciando a necessidade de políticas de inclusão e educação. Em relação à renda, 66% dos catadores autônomos dependem do trabalho como principal fonte de renda, porém 86% afirmam que o faturamento não é suficiente para cobrir as despesas básicas.
A falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) também é uma questão crítica. Apenas 3% utilizam todos os EPIs necessários, como calçados adequados, capas de chuva e roupas reflexivas. A manutenção de carroças e a oscilação dos preços dos materiais recicláveis são outros desafios que impactam diretamente a renda desses trabalhadores.
Por outro lado, o relatório destaca a importância da digitalização no setor. Redes sociais como WhatsApp e Instagram têm sido utilizadas para divulgar o trabalho e criar redes de apoio, mas 90% dos catadores ainda não utilizam aplicativos específicos para a coleta de materiais recicláveis.
Apesar das dificuldades, os catadores autônomos demonstram orgulho pela contribuição social e ambiental de seu trabalho, essencial para a limpeza urbana e o processo de reciclagem. No entanto, enfrentam preconceito e desvalorização, tanto no convívio social quanto no ambiente familiar, o que reforça a necessidade de reconhecimento e políticas públicas voltadas para a valorização desses profissionais.
Durante a ExpoCatadores, a AMBEV estará presente no painel de debates na quarta-feira (dia 18), às 15 horas, na sala 01, para falar sobre a Economia Circular e como as associações e cooperativas podem participar dos modelos de negócios. Serão apresentadas experiências diversas, além de abordagem de como funciona a prestação de serviços em grandes eventos, junto a empresas e gestores públicos.
Acesse para conferir a pesquisa: Clique Aqui
Patrocínio Master: Ambipar Circular
Patrocinadores: Instituto HEINEKEN, SEBRAE, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Co-Patrocinador: TETRA PAK, COCA-COLA FEMSA, COCA-COLA BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Patrocinador Institucional: ABIQUIM, ITAIPU BINACIONAL, CORREIOS, BNDES, MINISTÉRIO DO EMPREENDEDORISMO, DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE – GOVERNO FEDERAL
Apoio Institucional: MÃOS PRO FUTURO, NOVELIS, SISTEMA OCB, AMBEV
Você precisa estar logado para postar um comentário Login