Mundo
Putin diz que cessar-fogo em Gaza cria oportunidade para “aumento” de ajuda
Israel aprovou acordo que deve entrar em vigor neste domingo (19)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin disse que o cessar-fogo em Gaza cria uma oportunidade para um “aumento significativo” nas entregas de alimentos, combustível e medicamentos para o território.
“Tudo isso, esperamos, facilitará o alívio da situação humanitária e a estabilização de longo prazo da faixa”, disse Putin durante uma entrevista coletiva com o presidente iraniano Masoud Pezeshkian nesta sexta-feira (17).
O presidente russo fez os comentários após assinar uma importante parceria econômica e defensiva com o Irã. Ambas as partes perderam influência no Oriente Médio em meio à ofensiva de Israel em Gaza.
Pezeshkian disse que espera que a trégua seja totalmente implementada.
“Esperamos um cessar-fogo definitivo em Gaza e o fim das agressões contra esta terra”, disse Pezeshkian.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login