Conecte Conosco

Notícias Recentes

Após prorrogar campanha, DF vacina 82% do público alvo contra gripe

Publicado

em

Dados da Secretaria de Saúde apontam que 465 mil pessoas foram vacinadas contra gripe no Distrito Federal entre os dias 23 de abril e 23 de maio. O número representa 82% do pretendido, superando a meta, que era de 80%. A campanha, que foi prorrogada uma vez, segue na capital do país até a próxima sexta-feira (6).

A proposta é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, presidiários, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde e indígenas. No DF, a campanha começou com um dia de atraso em relação às outras unidades da federação. A Secretaria de Saúde alegou na época que as vacinas foram entregues em cima da horana quinta, impossibilitando a distribuição a tempo em todos os postos.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. Interessados podem procurar as 108 salas de imunização, que ficam abertas todos os dias úteis, entre 8h e 11h30 e entre 13h30 e 17h. Não há previsão de estender a campanha na capital do país, apesar do atraso para começá-la.

“Estamos chegando na época do frio e da seca e com isto aumenta a circulação dos vírus da gripe no ar. Então, esperamos que o nosso público-alvo continue procurando os centros e coordenações regionais de Saúde para se vacinar”, disse a enfermeira da Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Rosa Maria Mossry.

Interessados podem procurar os postos de saúde, que ficam abertos em todos os dias úteis, entre 8h e 11h30 e entre 13h30 e 17h. As pessoas acamadas em casa podem solicitar a vacina pelo telefone 160.

Em 2013, o DF notificou 282 casos de síndrome respiratória aguda grave. Desses, 32 foram positivos para H1N1, seis para Influenza B e 11 para outros vírus respiratórios, incluindo Influenza A H3, Influenza B e VSR. O período de abril a julho foi o que concentrou maior número de casos confirmados. Além disso, foram sete mortes ao longo do ano.

Prevista para durar entre 23 de abril e 8 de maio, a campanha de vacinação contra gripe no DF precisou ser prorrogada depois de atingir apenas 35,6% do público-alvo. A meta de 80% também não foi havia sido atingida no restante do país e, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou a imunização por período indeterminado, até que o índice seja alcançado.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados