Mundo
Japão e Filipinas concordam em reforçar ainda mais a parceria de defesa

Secretários de Defesa de ambos os países se encontraram para discutir questões de segurança e a situação marítima nos Mares da China
O Japão e as Filipinas concordaram em aprofundar ainda mais os laços de defesa diante de um ambiente de segurança “cada vez mais severo” na região do Indo-Pacífico, disse o ministro da Defesa japonês, Gen Nakatani, nesta segunda-feira (24).
Nakatani se encontrou com seu colega filipino, Gilberto Teodoro, em Manila para uma reunião na qual os dois ministros abordaram questões de segurança regional, incluindo a situação marítima nos Mares da China Oriental e Meridional.
“O ambiente de segurança que nos cerca está se tornando cada vez mais severo e é necessário que os dois países, como parceiros estratégicos, aprimorem ainda mais a cooperação e a colaboração em defesa para manter a paz e a estabilidade no Indo-Pacífico”
Gen Nakatani
O ministro da Defesa disse que as Filipinas e o Japão concordaram em aprofundar a cooperação em intercâmbios militares, estabelecer um diálogo estratégico de alto nível entre seus militares e aprofundar o compartilhamento de informações.
Os laços de segurança entre os dois aliados dos EUA se fortaleceram nos últimos dois anos, em um contexto onde o Japão e as Filipinas compartilham preocupações comuns sobre as ações cada vez mais assertivas da China na região.
No ano passado, Manila e Tóquio assinaram um pacto militar histórico permitindo a implantação de suas forças no solo um do outro.
O Japão e a China se enfrentaram repetidamente em torno de ilhas desabitadas administradas pelos japoneses que Tóquio chama de Senkaku e Pequim chama de Diaoyu.
As Filipinas e a China também entraram em confronto com frequência no Mar da China Meridional em torno de bancos de areia e ilhas que ficam dentro da zona econômica exclusiva de Manila.
Nakatani visitou bases militares no norte das Filipinas no domingo (23), incluindo uma estação naval que abriga um radar costeiro que o Japão doou como parte de sua assistência de segurança de 600 milhões de ienes (aproximadamente R$ 23 milhões) em 2023.
Manila foi uma das primeiras beneficiárias da assistência oficial de segurança de Tóquio, um programa que visa ajudar a aumentar as capacidades de dissuasão dos países parceiros.
Em dezembro, os dois países assinaram um segundo acordo de segurança no qual o Japão concordou em fornecer à Marinha das Filipinas barcos infláveis de casco rígido e sistemas adicionais de radar costeiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login