O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comemorou o anúncio. “Fiquei satisfeito com essa notícia, da Copa do Mundo Feminina, principalmente porque, aqui no Distrito Federal, a gente valoriza muito a questão das mulheres, temos feito vários programas que estão sendo exemplos nacionais. Trabalhei muito para que esses jogos viessem para cá, e hoje nós tivemos a confirmação, com a iluminação de vários prédios em Brasília, mostrando as cores da bandeira brasileira. Brasília está preparada, nossa cidade está preparada e vai mostrar para o Brasil e para o mundo um grande exemplo de civilidade e de participação no futebol feminino”, enfatizou o chefe do Executivo.
“A escolha de Brasília para ser uma das sedes da Copa do Mundo feminina de 2027 demonstra a capacidade da nossa cidade para sediar grandes eventos. Nós somos a capital do esporte e receber o mundial será uma excelente oportunidade para incentivar a prática esportiva, especialmente entre meninas e mulheres. Nós também vamos aproveitar esse momento em que o mundo estará com os olhos voltados para a nossa cidade para divulgar o que temos de melhor, atraindo ainda mais turistas nacionais e internacionais, gerando empregos e aquecendo a nossa economia. Nós estamos preparados para mais esse grande evento, que certamente será um grande sucesso”, afirma a vice-governadora Celina Leão.
Já o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou o investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção de espaços esportivos e no estímulo aos atletas, inclusive do futebol feminino. “É com muita alegria que a gente recebe a confirmação de que Brasília será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina em 2027. Isso só é possível porque nós temos uma parceria muito boa com a concessionária da Arena BRB Mané Garrincha. Os nossos estádios estão aptos, reformados, sempre buscando melhorias, porque o governador Ibaneis Rocha tem dado para a gente toda a autonomia, estrutura e recursos para que os estádios sejam reerguidos aqui no Distrito Federal”, apontou.
“Essa política, principalmente, de disseminar essa modalidade que vem crescendo bastante — na Copa do Mundo passada, o Brasil teve um excelente desempenho, também nas Olimpíadas de Paris — mostra o reconhecimento do quanto essa modalidade está cada vez mais ganhando o seu espaço. E nós aqui do Distrito Federal temos procurado fazer um trabalho desde projetos sociais até mesmo alto rendimento para que o futebol feminino seja cada vez mais fortalecido”, acrescentou Junqueira.

Brasília está se firmando como uma das principais casas da Seleção Brasileira | Foto: Divulgação/Fifa
Para celebrar o anúncio, a Secretaria de Esporte e Lazer do DF prepara ações especiais, como a iluminação cênica do Estádio Nacional e de monumentos de Brasília e divulgação de artes OOH (Out of Home) em locais estratégicos da capital, entre outras. Além disso, estão previstos projetos educativos, culturais e esportivos, como o fomento ao futebol feminino nas escolas e clubes; a qualificação de voluntários e servidores para o evento; a revitalização de espaços esportivos públicos; e campanhas institucionais de valorização da mulher no esporte.
Casa da Seleção
Brasília tem se firmado como a casa da Seleção Brasileira. A cidade, até o momento, é a única a receber dois jogos da equipe masculina no atual ciclo das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O primeiro foi a goleada sobre o Peru, em outubro do ano passado. Já a segunda foi a vitória sobre a Colômbia, em março, em partida que registrou o maior público do futebol brasileiro no ano, bem como o recorde histórico de espectadores da Arena BRB Mané Garrincha: 70.027 pessoas.
Além das Eliminatórias, a equipe masculina já jogou outras nove vezes no estádio brasiliense: pela Copa das Confederações, pela Copa do Mundo, pelas Olimpíadas e em amistosos. A arena também já recebeu a Seleção feminina, em julho de 2023, no último amistoso antes da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.
Bezerrão
Você precisa estar logado para postar um comentário Login