Alguns dos objetivos e metas planejados, segundo Roepke, já foram alcançados – e outros ainda estão em execução. “Agora, com esse encontro, vamos alinhar as expectativas e melhorar o acompanhamento e controle das ações estratégicas”, afirmou.
“É uma ótima iniciativa. Sempre é momento de trocar ideias, revisar ações e assim, avaliar como estão nossas atividades do dia a dia. E o mais importante: o resultado de tudo isso será colhido pela sociedade com melhores serviços ofertados e melhor aproveitamento dos recursos públicos”, avaliou o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Metodologia
A ferramenta empregada pelas equipes da Sefaz/Seec para a construção das estratégias é o Balanced Scorecard (BSC). A metodologia é utilizada na gestão de empresas para traduzir a sua visão e estratégia em objetivos e indicadores de desempenho. “Ela nos permite abranger as dimensões financeira, cliente-cidadão, processos internos e aprendizagem/crescimento. Atualmente já temos um manual de gestão de processos e aprovamos, recentemente, a metodologia de gestão de projetos. Quanto aos processos, mapeamos mais de 60, melhoramos alguns e já estamos automatizando outros”, explicou Anderson Roepke.Na oportunidade, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trouxe aos servidores da Sefaz/Seec sua expertise na gestão estratégica, explicando as dificuldades encontradas, seus cases de sucessos e seu modelo de acompanhamento e controle das metas pactuadas. O trabalho foi apresentado pela gerente de Gestão Estratégica, Camila Takayanagi, que ressaltou como foi a construção do planejamento estratégico 2024-2027 da instituição.
A gestora explicou que isso foi feito com base em quatro pilares, todos preservando a coletividade, como o coletivo, o iterativo, o incremental e o integrado. “O importante é que esse processo todo tenha o engajamento de todos, que têm que se reconhecer e participar coletivamente”, ressaltou ela. E tendo como fundo, reforçou, o comportamento digital de excelência.
O subsecretário da Receita, Leonardo Cançado, recentemente nomeado para o cargo, também reforçou a importância do planejamento estratégico. “É um dos pilares sobre os quais se sustentam nossas ações e nossas diretrizes”, acrescentou.
O chefe da Assessoria de Gestão Estratégica (Agest) da Sefaz, Gustavo Ramos, reforçou que outro processo importante do planejamento estratégico é a comunicação: “Precisamos falar com a sociedade, claro, mas internamente também. Até determinadas épocas, a discussão ficava na cúpula. Mas o plano tem que ser amplo, envolver todas as áreas – pegando delas as perspectivas e necessidades”.
A Secretaria-Executiva da Gestão da Estratégia (SGE) foi representada no encontro pela subsecretária de Processos e de Projetos Institucionais e Inovação, Anna Cristina Miguel.
*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)
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