Brasil
Maricá recebe dirigentes de cidades e municípios dos Brics+

A cidade de Maricá, região metropolitana do Rio, é palco, a partir de hoje, da 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios do Brics, grupo econômico de países emergentes liderado pelo Brasil.
O evento recebe representantes de associações da Rússia, China, Índia, África do Sul, Etiópia, Indonésia, diversos países da América Latina, além de Nepal e Turquia.
Intercâmbio técnico e político
Liderado pelo prefeito Washington Quaquá, o encontro tem o objetivo de fortalecer o papel estratégico dos governos locais na governança global, sendo o principal espaço de articulação da recém-criada Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, que promove o intercâmbio técnico, político e institucional entre cidades dos países que integram o bloco BRICS e seus parceiros globais.
Cidade é referência internacional em políticas inovadoras
Além das reuniões, a programação prevê momentos institucionais e culturais, com recepção oficial em comemoração ao aniversário de Maricá. Haverá também sessões de trabalho com lideranças dos municípios da América Latina, debates estratégicos na plenária da Assembleia Geral e um tour de encerramento com visita aos principais marcos culturais e sociais de Maricá, cidade que se consolida como referência internacional em políticas públicas inovadoras e em diplomacia municipalista.
FPALCA participa de reuniões
A promoção das nações do Sul Global fortalece a integração entre as cidades que possuem desafios e aspirações em comum. Por este motivo, a Frente Parlamentar que atua pelo fortalecimento das relações entre o Brasil, demais países da América Latina, Caribe e África (FPALCA) participa do evento, representada pelo seu secretário Executivo, Adriano Carneiro. “O diálogo institucional e interparlamentar entre o Brasil e os países do Sul Global estão proporcionando o desenho de novos modelos de relações internacionais, baseados na cooperação estruturante e no desenvolvimento sustentável”, afirmou o secretário da Frente Parlamentar, idealizada por Quaquá e atualmente presidida pelo deputado federal Zeca Dirceu.
De acordo com o prefeito Quaquá, a meta é aprovar o estatuto da nova associação dos Brics. O evento será realizado de hoje (26/5) até quarta-feira (28/5), na Arena da Barra de Maricá.
O que é BRICS+?
BRICS+ é um grupo de países de economias emergentes, anteriormente conhecido como BRICS, e que agora inclui novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, além dos países originais como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O “+” indica justamente a expansão desse grupo para incluir outros países e aprofundar a cooperação econômica e desenvolvimento em conjunto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login