Conecte Conosco

Notícias Recentes

Juiz admite erro ao libertar homem que danificou relógio antigo

Publicado

em

Juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, responsável pela Vara de Execuções Penais (VEP) de Uberlândia, prestou depoimento nesta segunda-feira (23) à Polícia Federal (PF) sobre a soltura equivocada do mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira. Antônio é condenado a 17 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação na invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023.

O magistrado explicou que o erro ocorreu devido a um problema no sistema eletrônico, que o levou a interpretar que o processo era de sua vara, quando, na verdade, ele vinha do STF. Esse engano o fez autorizar a liberdade do condenado na última terça-feira (17), decisão que foi imediatamente revertida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

O ministro determinou que Antônio Cláudio Alves Ferreira retornasse à prisão e ordenou a abertura de uma investigação contra o juiz, ressaltando que ele não tinha autoridade legal para conceder a soltura. Lourenço Migliorini afirmou que não teve a intenção de desrespeitar o STF ou qualquer outro tribunal, e que jamais teria tomado essa decisão se soubesse que a competência não era dele.

Ao anular a decisão de liberdade, Alexandre de Moraes reforçou que apenas o STF pode julgar aspectos processuais relacionados aos condenados pelos atos que atentaram contra a ordem democrática e destacou que o condenado não tem direito a progressão de regime.

Antônio Cláudio Alves Ferreira foi sentenciado pelo STF a 17 anos de reclusão pelos crimes relacionados à tentativa de golpe contra o Estado democrático, danos a patrimônio histórico e associação criminosa armada.

Um dos danos causados pelo condenado foi a destruição de um relógio histórico fabricado no século XVII pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot. O relógio foi um presente da corte francesa ao imperador Dom João VI em 1808 e integrava o acervo da Presidência da República.

Recentemente, o Palácio do Planalto comunicou a restauração do relógio histórico, processo que contou com ajuda especializada de uma relojoaria suíça.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados