Centro-Oeste
Morre Cláudio Queiroz, arquiteto e professor parceiro de Niemeyer
O arquiteto e docente da Universidade de Brasília (UnB), Cláudio José Pinheiro Vilar Queiroz, que colaborou por mais de duas décadas com Oscar Niemeyer nas décadas de 1960 e 1970, faleceu na segunda-feira, 23 de junho, no Distrito Federal.
Nascido no Ceará, Queiroz mudou-se para Brasília nos anos 1960, participando do desenvolvimento das primeiras propostas para o Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB, além de outros projetos importantes.
Ele tornou-se professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), especializando-se em áreas como desenho urbano, conforto ambiental e desenvolvimento sustentável. Deixa filhos e netos.
Em comunicado, a reitora da UnB, Rozana Naves, manifestou profunda tristeza pela perda do professor, ressaltando o impacto duradouro que ele teve na universidade.
“A Universidade de Brasília sente profundamente a partida do professor Cláudio Villar de Queiroz, cuja dedicação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ficou marcada pelo engajamento na formação crítica e na geração de conhecimento”, afirmou a reitora. “Seu legado continuará presente na trajetória da UnB e no coração de todos que tiveram a oportunidade de aprender com ele.”


Você precisa estar logado para postar um comentário Login