Brasil
Copom diz que alta dos juros foi rápida e firme
O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (24/6) a ata da reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom), explicando os motivos para a sétima elevação consecutiva da taxa básica de juros, que atingiu 15% ao ano.
No documento, o comitê ressalta que o aperto monetário, ou seja, o aumento dos juros, ocorreu de forma “rápida e firme”, permanecendo desde setembro. O Copom destaca que grande parte dos efeitos da taxa mais restritiva ainda está por se manifestar.
Por isso, o colegiado do BC decidiu adiantar o encerramento do ciclo de alta dos juros para analisar os impactos acumulados da política monetária.
O comitê conclui que, após um ciclo rápido e forte de elevação dos juros, é estratégica a interrupção do aumento para acompanhar os efeitos e avaliar se a taxa atual é suficiente para garantir que a inflação retorne à meta.
Além disso, a diretoria do Banco Central afirmou que continuará vigilante, podendo ajustar os próximos passos da política monetária se necessário.
A atual taxa Selic é a mais alta em quase 20 anos, chegando ao maior nível desde julho de 2006, no final do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Compreendendo os juros no Brasil
A taxa Selic é o principal instrumento utilizado para controlar a inflação.
Os membros do Copom decidem se cortam, mantêm ou aumentam a Selic para conter o crescimento dos preços de bens e serviços.
Quando os juros sobem, espera-se uma redução no consumo e nos investimentos, tornando o crédito mais caro e desacelerando a atividade econômica, o que ajuda a baixar os preços para consumidores e produtores.
A inflação dos alimentos tem representado um desafio para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As projeções atuais indicam que o mercado não espera que a taxa de juros caia para abaixo de dois dígitos durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidência do Galípolo à frente do BC.
A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 29 e 30 de julho.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login