Brasil
MP do Rio Grande do Sul acusa aluno que pintou símbolo nazista no rosto
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou uma denúncia contra o estudante Vinícius Krug de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), após o jovem tentar comparecer à cerimônia de colação de grau com uma suástica desenhada em seu rosto, o que configura apologia ao nazismo. O incidente ocorreu em fevereiro, na cidade de Porto Alegre.
Na ocasião, Vinícius Krug de Souza foi impedido de participar da formatura devido ao símbolo controverso. A universidade registrou um boletim de ocorrência e, ao ser questionado, o aluno alegou que o desenho no rosto tinha origem hindu, negando qualquer intenção de promover ideais nazistas.
A Polícia Civil abriu um inquérito que está sendo conduzido pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). Segundo a denúncia, além da suástica, o estudante usava outros símbolos ligados a ideologias extremistas e escolheu uma música associada ao nazismo para a entrada na cerimônia.
Durante a investigação, foram ouvidos membros da universidade, testemunhas do evento e o próprio acusado, além de pessoas próximas. Computadores e celulares do estudante foram apreendidos e estão sendo analisados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O promotor Sérgio Harris, responsável pela denúncia, afirmou que todas as evidências indicam que a apologia ao nazismo foi a intenção real do aluno, embora ele apresente outra versão dos fatos. O processo criminal vai continuar para esclarecer todos os pontos.
O Ministério Público aponta que o comportamento do estudante infringe o artigo 20, parágrafo 1º, da Lei nº 7.716/1989, que pune a apologia ao nazismo. A pena prevista para esse crime é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa. Em abril, Vinícius Krug de Souza já havia sido indiciado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul pelo mesmo motivo.
O veículo de comunicação que divulgou a denúncia tentou contato com a defesa do estudante, mas até o momento não obteve resposta. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login