Conecte Conosco

Notícias Recentes

Faixa Exclusiva gera multas a motoristas

Publicado

em

A fiscalização na faixa exclusiva de ônibus articulado do Expresso DF Sul na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) foi antecipada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), ontem (9), após motoristas insistirem em trafegar pela via. As multas serão aplicadas mesmo com o transporte ainda em testes.

Segundo o superintendente de Trânsito do DER, Murilo de Melo, a fiscalização estava prevista para iniciar na segunda quinzena de junho. “Estávamos registrando muitas irregularidades, motoristas invadindo a faixa e colocando em risco a vida deles e de outras pessoas”, conta. O monitoramento não era feito devido a falta de adequações de sinalização no percurso.

Murilo detalha que serão três tipos de fiscalização nos 42 quilômetros de faixa exclusiva do Expresso DF. “Teremos a fiscalização eletrônica, por radar fixo. Outra será com a presença de um agente com radar móvel, ou seja, ele pode está em cima da passarela e filmar a infração. E a terceira será com a presença dos agentes em pontos estratégicos realizando abordagem.”

A fiscalização eletrônica ainda está sendo implantada. A previsão do superintendente de Trânsito é que até a próxima semana comece a funcionar. “Intensificamos os agentes em pontos estratégicos, pois, no momento em que os colocamos de forma ostensiva, os motoristas evitam de trafegar naquela região”, explicou. Melo lembro, ainda, que a via exclusiva do BRT é diferente das faixas exclusivas da EPTG e da EPNB. Ao contrário das outras duas, na faixa do BRT não será permitido o tráfego de outros ônibus, táxis e até mesmo viaturas.

A multa para os motoristas que trafegarem pela via exclusiva do Expresso DF será de R$ 127 mais cinco pontos na carteira, como consta no artigo 184, inciso 2 do Código de Trânsito. “A faixa exclusiva à esquerda é de velocidade maior, por isso a gravidade”, explica o superintendente.

Com autorização para circulação restrita a ônibus, táxis, vans escolares e carros oficiais, o DER multou, de janeiro a maio deste ano, cerca de cinco mil motoristas que desrespeitaram a faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados