Conecte Conosco

Centro-Oeste

Goiás vai desviar rio contaminado por lama de lixo no Entorno

Publicado

em

Nesta segunda-feira (30/6), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás decidiu agir para controlar e reduzir os prejuízos ambientais provocados pelo deslizamento de uma enorme massa de lixo no aterro sanitário Ouro Verde, situado em Padre Bernardo, na região do Entorno do Distrito Federal. O acidente aconteceu em 18 de junho e poluiu o córrego Santa Bárbara.

A Semad e outras instituições do comitê de crise instituído após o evento começarão a retirar os cerca de 42 mil metros cúbicos de resíduos que caíram na grota. Também iniciarão a mudança do curso do córrego — para evitar o transporte de resíduos e chorume — e o esvaziamento das três lagoas de chorume presentes no local do lixão.

De acordo com a Semad, a empresa responsável pelo aterro havia prometido realizar a mudança do curso do córrego até 27 de junho. No entanto, em 28 de junho, representantes dos órgãos envolvidos visitaram o local e verificaram que a proposta não era viável, pois não considerou o aumento do nível da água represada e as características do relevo, conforme informado pela secretaria.

O governo estadual informou que é essencial:

  • Construir uma barreira após o ponto do deslizamento para evitar que, caso a massa de resíduos desabe, o material seja levado até o Rio do Sal, prevenindo a ampliação do desastre;
  • Bombeamento da água contaminada para bacias de contenção;
  • Monitoramento constante da qualidade da água;
  • Realização de visitas aos moradores da comunidade local, entre outras ações urgentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados